quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Das autárquicas IV

Por último, apresentam-se as mensagens enunciadas pelo movimento constituído especificamente para apresentar uma candidatura aos órgãos autárquicos de Campo Maior, denominado "A Nossa Terra, Campo Maior". Este movimento resultou da ruptura do actual presidente do município com o Partido Socialista, pelo qual tinha sido eleito anteriormente por três mandatos. Aliás, é significativo que o site apareça com um símbolo onde se inscreve o título do movimento, ladeado em letras muito grandes pelo nome enunciado de João Burrica. Esta personalização é, portanto, a marca distintiva e congregadora do movimento.
Aliás, a maior parte das mensagens aqui apresentadas mostram esta centração na figura do actual presidente:
  • Ganhar Campo Maior;
  • Por um Campo Maior mais livre, mais justo e mais fraterno;
  • O centro histórico de Campo Maior foi uma das principais apostas do presidente;
  • O centro histórico de Campo Maior está preparado para o futuro;
  • As obras marcaram os últimos anos da vida de Campo Maior;
  • Para os nossos idosos a festas dos avós, os passeios, as remodelações em casa e o cartão do idoso;
  • As políticas de apoio social de cultura, de desporto e de lazer;
  • Uma atenção especial na formação académica;
  • As festas da juventude e o encontro desportivo;
  • A requalificação e construção de várias dezenas de quilómetros de estradas;
  • Continuar a trabalhar pelo progresso e desenvolvimento do nosso concelho em paz, harmonia, em democracia e liberdade;
  • Unir o povo da nossa terra para novamente ganharmos Campo Maior;
  • Continuarmos a trabalhar com a mesma ambição e com o mesmo bairrismo e tornar Campo Maior cada vez mais agradável e bonito;
  • O Presidente de Câmara que mais obras e investimentos públicos conseguiu realizar;
  • Quero renovar o nosso parque escolar;
  • Quero continuar a acarinhar e a dar motivos de alegria e felicidade aos nossos idosos, aos avós, às nossas crianças;
  • Quero continuar a requalificar Campo Maior, sem descurar a entrada da nossa terra conjuntamente com este cartão de visita como é o jardim da liberdade, a nossa Avenida;
  • Quero reinventar o futuro, conjuntamente com a equipa de Gente da Nossa Terra, e ir ao encontro das expectativas e dos interesses da nossa comunidade Campomaiorense.

As primeiras mensagens levantam alguma perplexidade quando se faz a análise do seu conteúdo. Não há grande razão para quem está no poder há 12 anos, enunciar agora que se candidata com a intenção de "ganhar Campo Maior" para o tornar "mais livre, mais justo e mais fraterno". Porque então, cabe perguntar qual a razão porque não foram em três mandatos atingidos objectivos tão fundamentais e estruturantes de uma gestão democrática.
Aliás, nos documentos de campanha, as mensagens constantemente recorrem a uma mesma ideia enunciada quase do mesmo modo: "ganhar Campo Maior"; "para novamente ganharmos Campo Maior". Isto indica que o objectivo fundamental é o de posse do poder pelo grupo que promove o movimento e não o de colocar esse movimento ao serviço de Campo Maior.
Segue-se um enunciado do que foi realizado e aqui a questão está em constarem desta lista aquilo que são os pontos fracos e os maiores falhanços da actual gestão, nomeadamente, o centro histórico que é, pelo seu evidente abandono, a crítica que mais frequentemente é feita à acção do presidente ou, ainda, as referências à rede viária, outro dos grandes problemas do concelho.
De qualquer modo, o carácter acentuadamente retórico deste discurso, torna muito difícil a análise objectiva do conteúdo das suas mensagens.
Esta é, de facto, fundamentalmente a candidatura de um homem. Um discurso feito na primeira pessoa - "eu fiz"; "eu quero" - e não o projecto, de uma equipa. No seu discurso não aparece delineado nem um projecto, nem um programa eleitoral para a sua acção futura.

7 comentários:

BE. disse...

esteve a lêr com muita atenção o programa do movimento do sr. burrica, não traz nada de novo, é a mesma politica do abandono, onde diz que a parte historica está preparada para o futuro, como é possivel dizer tal coisa, como toda a gente sabe que não é verdade, hoje temos alixeira maior há porta da vila, temos as muralhas do castelo todas a cairem, temos uma ermida abandonada e a cair, temos esta gente de etnia cigana a ocupar um espaço historico, que parece o terceiro mundo, temos mais de 200 casas a cairem e abandonadas, temos esta gente que aqui vive toda abandonada pela camara, e o movimento dis que esta parte historica está preparada para o futuro, é rediculo falar desta maneira, enfim é esta a politica do movimento. POLITICA SEM ÉTICA É UMA VERGONHA

siripipi alentejano disse...

Caro "De Campo Maior" o que tem escrito nestes últimos posts sobre "Das Autarquias" concordo consigo em absoluto.
No meu blogue tenho igualmente escrito sobre este tema e há pouco tempo subscrevi um artigo "João Burrica - O Vendedor de Banha da Cobra" que retrata tudo isso e na passada 3ª Feira numa reunião da Assembleia Municipal que infelizmente foi vergonhosa, tive a oportunidade de desmascarar a fanfarronice e a hipocrisia desse Senhor.
siripipi-alentejano

Anónimo disse...

Não sei porque se estranha a persolização, veja o caso do PSD nacional a senhora faz, a senhora é séria etc. etc.
Hoje olhei para o programa apresentado pelo PS-Expactação e
para quem não é iletrado, percebe que aquilo não é nada. Então aquela do turismo religioso, é de bradar aos céus.mais coisas havia a comentar, se foi para isso que o PS fez tantas reuniões "Pensar Campo Maior", por mim fiquei esclarecido.

Anónimo disse...

A questão fundamental está em saber: O que predomina em Campo Maior?
Predomina a irracionalidade que sem qualquer sentido critico vai atrás de qualquer boato, por mais absurdo que seja? Ou as pessoas têm a capacidade de analisar conscientemente o que se tem passado nesta vila nos últimos doze anos?
Falando dos boatos, vejamos alguns exemplos:
- 1º boato - "Se o PS ganhar os bares vão fechar à duas horas".
- 2º boato - "Se o PS ganhar vai despedir trabalhadores da Câmara. e tirarão as férias ao pessoal. "
( Que é que acham? Vai acontecer o mesmo que está a acontecer na Delta? Quantos foram já lá despedidos?)
- 3º boato - "Se o PS ganhar vai acabar com a Festa dos Avós, os almoços e os passeios."
(Lembram-se dos almoços nas Argamassas no projecto Renascer a Esperança? Lembram-se dos passeios que o Nabeiro propiciou quando era presidente e que tem propiciado como empresário? E mais, não foi em anos de eleições como neste ano em que a Festa dos avós foi antecipada quase dois meses para servir de comício ao J.B. Foi uma vergonha o que se passou não foi? Até o "campomaiorense" Malhoa fez apelo ao voto, não foi? Será que lhe deram uma boa gorjeta par lhe pagar o serviço?)
- 4º boato - "O PSD aconselha os seus apoiantes a votarem no J.B. para a Câmara. Haveria indicações para os elementos do PSD votarem J.B. para a Câmara votando só PSD nas juntas de freguesia. A CDU não se iria candidatar a Degolados."
(Reparem bem como o J.B. tem secado os outros partidos que não se têm sabido distanciar das suas manigâncias. Vejam como ele se tem aproveitado disso para lhes sugar os eleitorados. Analisem isso com isenção e vejam o efeito devastador que as suas palavras "mansas" têm tido sobre certos partidos)
- 5º boato - "O povo de Ouguela deixará de ter transporte para as crianças das escolas, os velhos deixarão de ter refeições, deixará de haver fornecimento de água e luz à povoação, se o PS ganhar".
(Então não há leis neste país que regulam essas coisas e os presidentes da Câmara podem fazer o que bem entendem? Ou são todos como o J.B. que age como se não houvesse leis e por isso tem à perna uma inspecção? Já pensaram que, se calhar ele perde o mandato e os que votam nele vão ter que aguentar a vereadora?
Já viram a que ponto as coisas podem chegar? Já viram até onde pode chegar o descaramento de certas pessoas que andam na política para se servirem e não para servirem as populações?)
Basta! Vamos pensar pelas nossas cabeças. Não vamos deixar que façam de nós parvos. Vamos acabar com esta "POUCA-VERGONHA"!
Pensem bem: Que razão leva um político a guardar as obras todas para o ano das eleições? Então essas obras não eram já necessárias há muito tempo? Se eram então porque as adiou prejudicando tanto as populações?

siripipi alentejano disse...

Volto de novo para elucidar o anónimo das 21H20 do dia 24 que o Turismo Religioso tem a sua razão de ser. Como sabe existem três santuário muito perto um dos outros - Nossa Senhora da Enxara; Virgem de Carrion e Nossa Senhora de Bótoa, todos eles celebram a sua Festa.
Julgo que é intenção do candidato
promover alguma parceria ou intercâmbios.
Não é desaconselhável esta medida, antes pelo contrário, é uma afirmação das tradições da nossa região fonteriça.
siripipi-alentejano

Anónimo disse...

Sr. Siripipi:
Não concordo consigo quando diz que se deve promover a romaria de Nossa Senhora da Enxara porque (não sei de quem é a responsabilidade) esta transformou-se numa feira de baixa qualidade. Além disso, não havendo o cuidado de sensibilizar as pessoas e de instalar contentores para o lixo, todo o espaço envolvente se transforma numa infecta lixeira. Por outro lado, a falta de instalações sanitárias em quantidade adequada e em qualidade, agrava ainda mais a situação. Parece-me que não é nada dignificante mostrar este espectáculo aos forasteiros.
Muito haverá a fazer para inverter esta situação e dar a esta festa um carácter verdadeiramente religioso e de romaria popular.

siripipi alentejano disse...

Ao anónimo das 16H20 do dia 26 quero dizer-lhe, que é na criação das infraestruturas necessárias e na dignificação do espaço que a Junta de Freguesia de São João em pareceria com a Câmara, devem intervir.
A Festa da Senhora da Enxara, como as outras, são uma tradição popular e poder-se-á afirmar que fazem parte da vida e dos usos e costumes dos Campomaiorense.
Ultimamente não somos só nós a festejar, já permanecem ali, durante toda a semana, pessoas dos mais variados sítios do nosso Distrito e até de Espanha.
Os Eleitos devem ter vistas largas e apostarem neste tipo de Turismo.
Campo Maior 28 de Setembro de 2009
siripipi-alentejano