sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Propostas de aquém e além

Já fora esbelta, dessas mulheres que explicam o amor. Pois que, desde que enviuvou, ela se desentreteu, esquecida de ser. Agora era mulher retaguardada, fornecida de assento. Senhora de muita polpa, carnes aquém e além roupa. Superlativa, sentava-se no próprio peso. Socorri-me deste jogo de palavras, de um livro que li recentemente, para descrever uma amável senhora, que um destes dias me abordou, caminho do trabalho, com uma dúvida eleitoral. Deixei a máscara por instantes e tentei esclarecer a simpática senhora sobre as propostas eleitorais sobre as pensões.
A dúvida básica residia no palavrão plafonamento. O programa eleitoral da coligação prevê a introdução para as gerações mais novas, de um limite superior, para efeitos de contribuição, que em contrapartida também determinará um valor máximo de uma futura pensão. É o plafonamento horizontal, que se destina a pessoas com salários mais elevados.
O PS propõe a redução temporária da taxa social única a cargo dos trabalhadores, pretendendo que este valor esteja disponível para o consumo. A medida não é facultativa (como a da coligação) e tem como contrapartida uma redução das futuras pensões. É o que se chama plafonamento horizontal. O plafonamento não garante a sustentabilidade, e pelo contrário, a curto prazo implica perda de receita.

A superlativa senhora, talvez tenha ficado com mais dúvidas, mas segui caminho com o sorriso de ter tentado esclarecer o tema. A quem ler também espero ter ajudado.

2 comentários:

Anónimo disse...

Esperava que o tema deste último post da semana fosse o caos e a desorganização que têm acompanhado a abertura do novo Centro Escolar, uma vergonha e ninguém vai ser penalizado ou responsabilizado.

Jack The Ripper disse...



Falarei do tema na semana que vem.
É preciso deixar passar uns dias e a poeira assentar