quarta-feira, 23 de setembro de 2015

O Grande Inquisidor

Hoje é daqueles dias que não tenho tema, mas tenho muito para dizer. Por isso, demorei-me, entre os livros da estante, pelo “Os Irmãos Karamazov” de Fiodor Dostoiévski. Há um capítulo no livro de um grande significado e uma história dentro da própria história. Trata-se do capítulo do Grande Inquisidor. Neste capítulo, a imaginação imensa de Dostoiévski, relata através de uma das personagens, a vinda de Cristo à terra no tempo da Inquisição Espanhola. Jesus Cristo, deambulando pelas ruas de Sevilha, vendo como anda a humanidade, acaba por ser preso e condenado pelo seu regresso à terra. O história absurda, recorda-me o absurdo de um conhecido meu, que dando ares de grande inquisidor, é bastante crítico para não dizer feroz viperino e difamador de todos aqueles que não sejam ele próprio. No entanto, este Grande Inquisidor, de forma a alimentar um ego e vaidade imensa, gosta de se fazer acompanhar, e até mesmo fotografar, junto daqueles que tanto critica.

O DeCampoMaior está a dar as últimas, por isso, aproveita estes derradeiros posts, sem tema mas com muito para dizer, para desafiar os leitores a descobrir o Grande Inquisidor. 

Sem comentários: