segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Arranque Centro Escolar

Álvaro de Campos, heterónimo de Fernando Pessoa, escreveu que “o Binómio de Newton é tão belo como a Vénus de Milo / O que há é pouca gente para dar por isso”.
Todos os anos, quando recomeça o ano letivo, aquilo de que mais se fala, pelo menos em Portugal, é se as escolas estão em condições de abrir e se todos os professores estão colocados. Por cá, este arranque letivo trouxe o aliciante da abertura de uma nova escola, e nos primeiros dias houve questões por resolver, o que trouxe o descontentamento de muita gente. Falo dessa abertura neste post, que será, provavelmente, o último post do DeCampoMaior sobre educação.
Abrir uma escola nova é uma tarefa difícil, tanto pela quantidade de trabalho, seja pela qualidade exigida. A tarefa é difícil e há pouca gente a dar por isso. Houve falhas. Não há refeitório e nas saídas houve congestionamentos. E mesmo que o diretor do agrupamento passe uma noite em claro a fazer os horários, esta ação quixotesca, apenas mostra que, ou não faz equipa, ou fazendo, ele está sozinho no cumprimento das tarefas. Parece que, mais uma vez, há pouca gente a dar por isso.
É preciso que as instituições funcionem, que a Associação de Pais mostre sinais de vida e que o Conselho Municipal de Educação mostre para que serve. A responsabilidade da educação do concelho não pode ser de uma pessoa só. Mas, parece-me que há pouca gente para dar por isso. Os bons resultados nascerão deste equilíbrio entre o “Binómio de Newton” e da “Vénus de Milo”, que é como quem diz, entre escola e comunidade,...toda a comunidade!.

Agora, só me resta apelar ao trabalho de todos, à tranquilidade e à paciência, para limar as arestas iniciais. Só dessa forma  o centro escolar será um sucesso.

Sem comentários: