quarta-feira, 15 de abril de 2015

Uma proposta de 2010 revisitada

Parece que foi ontem, mas já foi no longínquo ano de 2010, que o Decampomaior publicou um post onde propunha a criação de um cartão jovem. O post em questão tinha a seguinte prosa.
“Os posts que têm sido dedicados à educação têm tido poucos comentários. Não gostava de ver nisto um sinal de desinteresse para um tema tão importante.
Hoje o DeCampoMaior volta à carga com a questão da educação com uma proposta que tem como objectivo melhorar o nível de formação e aproveitamento dos estudantes do nosso concelho. Em traços largos o que se propõem é a criação de um cartão de estudante onde os alunos no nosso concelho iriam acumulando pontos consoante as notas que obtenham na escola. A execução de actividades extra-curriculares teria pontos extra. Mais tarde estes estudantes podiam trocar os pontos por descontos no comércio do concelho, no cinema do Centro Cultural e nos bares e restaurantes. Para isso teria de haver uma entidade gestora do programa, preferencialmente a câmara municipal e a adesão dos comerciantes ao programa de incentivo.
As vantagens directas seriam o aumento do empenho dos estudantes na actividade escolar. No entanto, também vejo aqui outras vantagens: incentivo ao comércio local.
Em termos conceptuais o que se lança são incentivos de curto prazo já que os estudantes, actualmente, não veem os estudos como fonte de benefício a longo prazo.
Não sei o que pensarão da ideia os leitores do DeCampoMaior, mas aqui a deixo para discussão!”

Ora regressando ao ano de 2015, dei conta que Elvas lançou um cartão com algumas semelhanças ao proposto. O cartão Smart Jovem propõe descontos aos jovens do município de Elvas em compras do comércio local. As diferenças não são muitas em relação à proposta de 2010, deixando apenas de fora o incentivo pelos resultados escolares. Evidentemente, o DeCampoMaior, não está a dizer que a ideia foi aqui recolhida. Tenho a certeza que o DeCampoMaior pouco deve ser lido em Elvas mas fica a curiosidade de acompanhar este processo e o modo de como esta ideia irá sendo concretizada na prática. Mesmo assim, ainda fica de fora o incentivo aos estudantes, este sim, um elemento diferenciador não tendo notícia de existir em concelho nenhum do país.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pela ideia, que me parece excelente. Ter boas ideias para concretizar deveria ser o objetivo de uma comunidade interessada no futuro das sociedades, sejam elas locais ou de âmbito mais alargado. Se essas ideias visam promover e incentivar o gosto pelo saber, então deveriam ser acarinhadas.Contudo, diz-nos a experiência, a realidade parece ser outra...Infelizmente o Saber é uma árvore que demora a crescer e dar frutos e os políticos precisam de árvores de crescimento rápido!
Desejo por isso boa sorte à ideia,mas possivelmente continuará apenas como hipótese. Já seria bom se ela fosse, pelo menos, aflorada. Mas você conhece por aqui algum sítio onde o tema Educação esteja a ser debatido??? Talvez nas escolas! Ou não?