sexta-feira, 17 de abril de 2015

Periscope

Nunca se falou tanto de George Orwell como nos nossos dias, a ideia de um mundo observado teve no livro “1984” uma antevisão de um estado onde os seus membros eram vigiados e controlados pelo Big Brother.
Quando começaram a ser instaladas as primeiras câmaras, nas ruas do Reino Unido, lembro-me da polémica em torno da segurança versus privacidade. Na altura um amigo dizia-me com graça, em Campo Maior não é necessário câmaras, os vizinhos monitorizam-se uns aos outros. Como corolário desta afirmação ainda me dizia: “acontece algo na Praça Velha e no minuto a seguir sabe-se no Largo do Antigo Hospital”.
Pois bem, quando parecia que este sistema de “vigilância” já era perfeito eis que surge algo que ainda o pode melhorar. Chama-se Periscope, uma aplicação para telemóvel, Com esta app partilhamos vídeos em streaming, mas a diferença em relação ao YouTube é que no Periscope estamos em direto. E o que transmitimos pode ser acompanhado e comentado em tempo real pelos nossos seguidores. Já há quem fale numa revolução que, na verdade, traz novos desafios às televisões. Agora podemos ser ainda mais cidadãos-jornalistas. Foi o que aconteceu em Nova Iorque. Houve uma explosão num edifício, o Twitter deu o alerta e segundos depois vários utilizadores do Periscope, que estavam nas imediações do prédio, já transmitiam. As televisões chegaram mais tarde.

Portanto, leitores do DeCampoMaior, já podem monitorizar os vossos vizinhos em direto e ver como os vossos vizinhos…vos monitorizam. O que acontecer na Praça Velha ou na Costanilha pode ser comentado, não no minuto a seguir…mas em tempo real…

Sem comentários: