quarta-feira, 1 de abril de 2015

Páscoa – Enxara 2015

Já se adivinha a Enxara pelos preparativos e compras nos supermercados, já se adivinha a Páscoa pelas procissões e manifestações religiosas. Já irei às primeiras, deixem-me falar das segundas. A religião perde cada vez mais o seu espaço, a tradição das procissões têm cada vez menos assistência tanto na procissão em si como à espreita “nos cantos”. Sinais dos tempos e do tempo da espiritualidade. Acho que já nem se usam as matrulecas a anunciar o Senhor Morto.
Quanto à Enxara, Campo Maior tem nesta romaria a sua festa maior. Sim, sem dúvida é esta a festa anual local com mais adesão e mais impacto. Nem vale a pena falar da Feira de Agosto e não são anuais as Festas do Povo ( ou das Flores).Com esta última continuamos a insistir na primeira denominação quando esta não descreve em nada o que são as Festas e tem muito menos força enquanto marca, mas adiante que isso são outros quinhentos.

Sendo assim resta ao DeCampoMaior preparar a tenda e despedir-se até depois da Enxara desejando a todos os campomaiorenses, leitores ou não, comentadores ou não, uma santa e Feliz Páscoa. 

Sem comentários: