segunda-feira, 30 de março de 2015

Fome Antiga no Admirável Mundo Novo

Muitas vezes, as conversas e tertúlias sobre este tempo e às suas maravilhas tecnológicas levam-nos a pensar que tudo está inventado, que o que há de novo são apenas melhorias de conceitos já conhecidos. O exemplo que me lembro melhor é o Walkman. Hoje é vulgar ouvir música em movimento seja com Ipod ou com o telemóvel, mas quando a Sony inventou a possibilidade de ouvir musica introduzindo uma cassete numa caixa ligada pelos phones o conceito era mesmo novidade.
O que é certo é que muita coisa pode ser inventada ou descoberta. Veja-se a cura de doenças com mortalidade elevada ou outras doenças crónicas, mas com tanta tecnologia, parece mentira, que haja males que ainda prevaleçam.
Um destes males, e para minha surpresa, vem me informado por uma reportagem que li este fim de semana. Anualmente deitam-se fora 1,3 mil milhões de toneladas de comida. E só o que a União Europeia descarta daria para alimentar 200 milhões de pessoas. A culpa é do mundo desenvolvido que trata como lixo algo que falta noutros pontos do planeta. A somar a isto deve ser tomado em consideração o que se desperdiça na cadeia de distribuição desde transportes até à própria transformação.
Contra um conceito tão antigo como a Fome não há solução ou é preciso alguma grande invenção para a mitigar?


Sem comentários: