quarta-feira, 8 de abril de 2015

A Internet das Coisas ou Ode à Deusa Tecnologia

Regressa o DeCampoMaior depois de guardar a tenda até à próxima Enxara. Para retomar falo de tecnologia. A próxima grande invasão é a Internet das coisas. A internet está a invadir e a ligar objetos que até há bem pouco seriam inanimados ou até mesmo a ligar animais. É o que acontece numa leitaria da Beira Baixa onde os dados das ovelhas são registados e tratados com a utilização de uma coleira electrónica. Mas esta invasão tem outras facetas, por exemplo, sensores que registam a falta de alimentos nos frigoríficos e indicam a necessidade ou a criação de uma ordem de compra.
Custa a acreditar que isso venha a ser uma realidade mas essa realidade já existe. A tecnologia está a tornar-se omnipresente tal como Deus. É evidente que poderão não acreditar mas pelo menos sejam agnósticos.
Esta palavra, agnóstico, foi “inventada” por Thomas Huxley, um darwinista convicto e portanto homem de ciência. O agnóstico não rejeita a existência de Deus, mas tão pouco a confirma, o que o define é a constatação que qualquer uma das duas premissas é impossível de provar cientificamente.

Bem, talvez não fosse o melhor post para depois da Páscoa, mas a parte da Deusa Tecnologia pode ser uma boa proposta para quem se quer lançar a gerir e desenvolver estes temas.

Sem comentários: