segunda-feira, 9 de março de 2015

LLAP

Esta semana despediram-se duas personagens cada uma com uma despedida diferente. Leonard Nimoy deixou este planeta e encetou o seu Caminho das Estrelas particular. O conhecido Mr Spock, da série referida, deixou-nos para sempre não sem antes deixar no seu tweet uma frase tão sentida como reflexiva: “ a vida é como um jardim. Podemos ter momentos perfeitos que não podemos contudo preservar, senão na memória”.
A outra personagem não deixou este planeta, mas sim o palácio de primeiro ministro do Uruguai. A novidade é que José Mujica voltou, sem qualquer reserva, para a sua casa com teto de zinco. Completamente desprendido de coisas materiais Mujica é o exemplo de como um político deveria ser após terminar a sua missão abdicando de honrarias. Mujica também nos deixa uma frase para reflexão: “aprende-se muito mais da dor do que da bonança. A bonança envaidece, idiotiza, torna tudo fácil. As dores, os sofrimentos, quando não nos destroem, naturalmente deixam ensinamentos.

As duas personagens têm isto, também, em comum. Na série Mr Spock era o imediato do Capitão Kirk apesar de ser o cérebro de todo o processo. Ambos abdicaram de honrarias mas sempre foram reconhecidos como os maiores protagonistas. Assinava os seus tweets com LLAP: “Live Long And Prosper”…

Sem comentários: