segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Dinheiro Fresco

Em julho de 2012 Mario Draghi fez um discurso decisivo onde se destacou a famosa expressão “farei tudo o que for necessário para salvar o Euro”. Pois bem, o governador do BCE avançou no dia 22 com mais uma medida neste caminho.
Propõe-se comprar, mensalmente, 60 mil milhões de euros de dívida pública até, pelo menos, setembro de 2016, o que representa um montante global de 1,14 biliões de euros.
O propósito é claro, que o preço do dinheiro baixe nos bancos e que se incentive o consumo, proporcionando crescimento, ao mesmo tempo que a ameaça de deflação é afastada.
A grande questão é se estas medidas serão suficientes e se não serão necessárias medidas adicionais. Mário Draghi diz-se disposto a tudo. Por mim também ajudaria que o orçamento da Alemanha fosse mais expansivo.

Para fechar o post, hoje inteiramente económico, deixo-vos um dado. Em 2016 a fortuna dos 1% mais ricos a nível mundial ultrapassará a dos restantes 99%. Mas há mais: as 80 pessoas mais ricas têm, em conjunto a mesma riqueza do que os 50% mais pobres. Isto sim é a Syriza em cima do bolo…desculpem…a cereja em cima do bolo.

Sem comentários: