quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

900

Este post que vos escrevo é o 900 do DeCampoMaior. Não é um post comemorativo, um blogue, como já tenho dito, é um diário de raivas e afetos e estes não se comemoram.
Os blogues fazem parte, tecnicamente, daquilo que se chama Web 2.0, um termo criado por Tim O’Reilly, que em 2004 divulgava que a Web entrava numa nova fase com os usuários a interagirem e a deixarem os sites onde se limitavam à observação passiva. Atualmente já há outras formas de interação na Web. O Twitter é como um microblog e as redes sociais amplas plataformas de interação.
A nível local a blogosfera já conheceu melhores dias tendo havido mais blogues. Nos seus alvores não podemos esquecer o Siripipi Alentejano. Depois veio aquele que foi, talvez o blogue mais polémico e mais comentado de sempre, o Meu Belo CampoMaiore moderado pelo mítico “Três horas da manhã”. Também eram outros tempos politicamente mais acesos. Atualmente resistem os Além Caia, Entre Tejo e Odiana, Além Guadiana e Gambozino. De entre os que publicavam regularmente parecem ter abandonado a atividade o Abrilongo e o Notas Soltas e de vez em quando o Campo Maior dá umas bicadas na gestão da Santa Casa e o Cantos de Baixo resiste como o último bastião de esquerda. Para todos eles, e destaquei apenas os que tinham publicações mais regulares, a minha homenagem neste dia.

Como já disse num post anterior tentarei chegar ao post 1000 considerando ser este um bom número para um ponto final neste diário de raivas e afetos.

Sem comentários: