segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Mudança de Ares

Entrados em dezembro, neste dia, outrora não muito distante feriado, começa a sentir-se chegar o Natal e com ele uma série de clássicos: os filmes do “Sozinho em casa”, as galas de Natal, toda a espécie de adornos e os desejos eternamente fraternos. O DeCampoMaior também tem os seus clássicos e um deles é o de dedicar um post à análise dos rankings das escolas baseados nos exames do ano anterior.
Pois bem, aqui está o clássico dos rankings deste ano pintado de cores diversas tal como os resultados.
Entre as primárias destaque para a do Bairro Novo. Quedou-se pela posição 1007 enquanto que todas a outras não desceram da posição 3000. Nas primárias, pelo que tenho observado, os resultados dependem muito da professora que nesse ano faz exames, ou seja do 4ºano. No ano passado foi a Avenida a obter um excelente resultado e isto leva-me a uma conclusão: não se consegue apresentar uma oferta homogénea no ensino. Será problema do público? Os resultados nas privadas têm menos oscilação.
Na escola preparatória os resultados, em relação ao ano anterior, registaram uma queda de 355 lugares. A posição obtida foi a 1077. Melhores tempos virão para o “ciclo”…
Entre os mais velhos, destaque para a rapaziada do 9ºano com um excelente 257º lugar a subirem 799 lugares em relação a 2013. Bom resultado!
Entre o 11º/12º anos uma classificação no 383º lugar, uma pálida melhoria…de 8 lugares.   

Para o ano será, previsivelmente, o primeiro ano do tão esperado Centro Escolar. Para os que veem neste acontecimento a chave para uma melhoria do aproveitamento dos alunos serão boas notícias. Eu tenho para mim que não alterará nada neste aspecto. Oxalá eu me engane e a melhoria no aproveitamento seja uma questão de mudança de ares. 

9 comentários:

Anónimo disse...

Enfim, as conclusões do futebol aplicadas à escola! Se a equipa ganha os jogadores são bons, se perde...o treinador é que não presta!
Enquanto o paradigma se mantiver...merecerá a pena este tipo de discursos ou conclusões?

Jack The Ripper disse...



Caro Anónimo,

Olhe que quando a equipa ganha, neste caso, também se fala do treinador. Se não fosse assim não haveria a corrida todos os anos para a escolha de escola à procura do melhor professor...desculpe, à procura do Mourinho das escolas.

Anónimo disse...

Infelizmente, ano após ano, continuamos com a mesma conversa da treta. Contudo, teremos de ir mais além da simples evidência dos números é preciso analisar o porquê destes resultados!
Seria interessante sempre que houvesse algo deste género que os pais se manifestassem. O que pensa a Associação dos Pais? E as outras instituições representadas no conselho geral? Se nada, então, por que razão fazem parte de um órgão ligado à Educação? Curioso, não é?

Jack The Ripper disse...


Caro Anónimo,

Mas a Associação de Pais existe? É que não se nota nada.

Não consigo ir para além dos números porque não tenho conhecimentos para tal. No entanto lembro que há alguns anos o Diretor do Agrupamento foi convidado a dar esclarecimentos sobre o panorama do ensino em assembleia municipal e tal foi visto como um ato agressivo para com a escola.

Jack The Ripper disse...


Para o anónimo da outra mensagem.

Não a posso publicar por nomear elementos terceiros mas sempre lhe digo que concordo com a sua abordagem

Jack The Ripper disse...


Para todos.

Vejam que o post também destaca os bons resultados

Anónimo disse...

Percebo a sua omissão, no entanto, é uma questão que mais tarde ou mais cedo ter-se-á que pôr. A privatização do ensino estará em cima da mesa até ao final da legislatura. Aqueles que nessa fantasia embarcarem serão os coveiros do ensino público. Outros, tirarão partido de algumas instalações já preparadas para esse efeito e será mais um negócio.
Os resultados são importantes mas mais são-no as pessoas. A formação de pessoas não pode só ser baseada em números! Primeiro, porque estes são fáceis de serem adulterados, ou pensam que os colégios jogam limpo? Não se lembram para onde são enviados os alunos que não estão dentro das médias de determinado colégio?
Obviamente, a escola pública necessita de ser melhor mas isso só se alcança com tempo e com verdades.
Não acredito que o facto das instalações serem novas os resultados irão disparar.
Finalmente, é de lamentar a omissão pública da associação de Pais, porém, isto já havia sido vaticinado há algum tempo. Era um Titanic à deriva!

Jack The Ripper disse...


Concordo totalmente

Anónimo disse...

Lamento muito e sem ser por mau feitio ou gosto de mal dizer, venho apenas acentuar alguns dos comentários feitos.
Assim:
Porque se há-de apresentar a educação como se setratasse de um concurso para ordenar resultados.
Não seria melhor que fosse uma análise que permitisse detectar erros e deficiências?
A educação é uma questão eminentemente social de efeitos e consequências de enorme relevância.
Por isso, deviamos estar muito mais preocupados em medir aqueles que as escolas escluem do que em ordenar os resultados daqueles que nela permanecem.
Para quê este alarido?
Para ver que mais uma vez são as escolas privadas que vencem?
Mas era preciso provar aquilo que à partida já estava determinado?
Quem, de bom senso, pode ignorar que a origem socio-familiar é um dos factores que mais fortemente determina o sucesso escolar?
E qual deve ser a função social da escola?
Será agravar as diferenças excluindo ou será tentar compensar essas deficiências?
Porque não se faz um "ranking" mostrando quais as escolas que apresentam mais baixos ìndices de exclusão, por negação de frequência, por negligência, por ausência de reforço com vista à compensação das desigualdades?
A exclusão escolar é uma das condenações a que estão sujeitos os que, à partida, apresentam maior possibilidade de insucesso escolar.
E a sociedade paga amargamente isso, porque os que falham por privação de educação implicam problemas sociais de grande gravidade e com graves custos para a sociedade.