sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Correntes e Ferrolhos

Não havia correntes, ferrolhos ou fechaduras que o prendessem. Falo de Houdini, um mago da arte de evasão, que numa entrevista que o Expresso recupera, falava das suas habilidades em se soltar de dispositivos complexos.
Quem se dispõe a viver no interior também se predispõe a tentar libertar-se das limitações que essa escolha impõe. Ganha-se algumas coisas mas perde-se o acesso a muitas outras, mas as escolhas são assim e são a essência da vida.
Por isso, gostei de ler, também no Expresso, uma notícia que dava conta de como algumas cidades do interior estão a atrair empresas tecnológicas e a criar emprego qualificado. São os casos do Fundão e de Tomar que, através de parcerias com multinacionais e integração com organismos como a Rede Smart Cities conseguiram libertar-se de correntes e abriram fechaduras.
Outra boa notícia para o interior, neste caso aqui bem perto, foi a nomeação de Estremoz como o melhor “Município de 2014”. Não sei qual foram os critérios mas o prémio distingue e premeia as boas práticas em projectos implementados pelos municípios com impactos assinaláveis no território, na economia e na sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e/ou a sustentabilidade, dando visibilidade e reconhecer, em diferentes categorias, realidades diversas que incluam as cidades de maior dimensão, mas também os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país.
Não posso deixar de ter um pouco de inveja. Gostava que o prémio fosse para Campo Maior mas só me resta felicitar Estremoz e vê-lo como exemplo.

Tal como Houdini acabou por se identificar com a capacidade do homem para superar os limites impostos pela realidade, seja através de truques ou de trabalho árduo.

4 comentários:

Anónimo disse...

O Houdini tentou superar todas as dificuldades, mas na vida nem todos o fazem, há os que se acomodam, não lutam!

Anónimo disse...

Há três anos que Campo Maior vem subindo no ranking......já nada é como era ,muito menos o chorrilho de milhões que nos chegavam(em quatro anos "tiraram-nos" 3(três) milhões !! Se tivesse continuado o despilfarro demagogo, estaríamos bem isolados no últimmo lugar,em todos os critérios........!!!

Anónimo disse...

Por isso agora nem dá para mandar "pentar" a porta da vila!!!!!

Anónimo disse...

Mas dá para partir e voltar a construir o Terreiro!!!