sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Clube da Flor

Há exemplos fantásticos. Há nomes próprios que, quando pronunciados, nos descobrem um universo. Um desses nomes é Stephen Hawking, o mais famoso cientista do planeta e autor do livro “A História do Tempo”, que para além de nos revelar as origens também procura indagar sobre para onde caminha o Universo. Li, recentemente, uma entrevista onde falava, entre outras coisas da sua relação com Deus, ou melhor dizendo da relação entre Ciência e Deus. Stephen diz nessa entrevista que “no passado, antes de entendermos a Ciência era lógico acreditar que Deus criou o Universo. Mas não há nenhum Deus. Eu sou ateu. A religião acredita em milagres, mas estes não são compatíveis com a Ciência”.
Fiquei muito satisfeito quando soube do projeto Clube da Flor, outro projeto fantástico e uma ideia que chegou a ser veiculada aqui, no DeCampoMaior. Este consiste em divulgar entre os alunos da escola secundária as Festas das Flores. Deverá promover o gosto e a aprendizagem dos jovens campomaiorenses pela arte centenária do nosso povo, a arte de trabalhar o papel. Também aqui se estuda a origem das Festas tentando assegurar, através da aprendizagem, a continuidade de uma das nossas maiores tradições. O projeto será liderado pelo Prof. Fernando Antunes, que não sendo De Campo Maior, tem entre nós raízes profundas.

Só com estas iniciativas se poderá evitar que as Festas desapareçam contornando o seu fim anunciado de uma forma quase profética. Tal como Hawking diria, com a sua voz robotizada, é com iniciativas destas que se criam destinos alternativos e não esperando milagres.

2 comentários:

PFMA disse...

Dois agradecimentos, ao DeCampoMaior por divulgar a iniciativa e ao Prof. Fernando Antunes por fazer por Campo Maior aquilo que as suas entidades oficiais nunca fizeram, aproximar os jovens das suas raízes e desta forma manter as nossas tradições.
Está aqui um exemplo que a nossa autarquia deveria seguir, aproximar as diferentes gerações de Campomaiorenses das Festas do Povo, um exemplo, tem-se falado da candidatura das Festas do Povo a Património Cultural Imaterial da Humanidade, no entanto, não há envolvimento da comunidade neste projeto, nada se sabe sobre o que está a acontecer nem qual a estratégia que vão seguir. Assim, aproveito este espaço para deixar uma sugestão, porque não criar um portal com informação sobre a candidatura onde as entidades responsáveis, fossem mantendo a população informada e que por sua vez permitisse a todos nós deixar sugestões. Desta forma, deixaria de ser um projeto de alguns para ser um projeto de todos. Importante relembrar que esta candidatura é estratégica para Campo Maior e até mesmo para todo o distrito de Portalegre que precisa de atrair receitas e pessoas, mesmo que sejam turistas.
Jack, espero não ter abusado deste seu espaço.

Anónimo disse...

Jack,

Misturar Stephen Hawking com as Festas das Flores ao mesmo tempo que debate Deus e ciência é genial.

Parabéns! Grande trabalho o deste blog