segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Quando a Alemanha espirra...

Esta semana, numa publicação no facebook, li que alguém, a respeito da queda do muro de Berlim, lamentava a existência de outros muros. Uma outra pessoa comentou a dita publicação argumentando que desde logo soube que as duas Alemanhas unidas não daria bom resultado. Penso que o comentário da primeira pessoa teria outro contexto que o assunto da premonição da segunda. No entanto, não deixa de refletir o sentimento que se atribui agora à Alemanha, acusando-a de todos os males e crises que suportamos.
Pois bem, segundo o que li na imprensa desta semana, a própria Alemanha poderá estar perto de uma crise, ou melhor dizendo de uma recessão. Para já as exportações descem 5,8% e há quem apresente previsões de crescimento do PIB abaixo de 1%.
Quando Berlim espirra o resto da Europa constipa-se é o que dizem muitos economistas que temem que com isto se agrave a situação económica de outros estados incluindo Portugal.
Mas sejamos otimistas. Este resfriado de Outono da “Frau” Alemanha também serve para que, uma frente cada vez mais alargada de países e organismos, peçam à Alemanha mais investimento e uma política económica mais expansionista. A ver se não nos constipamos… 

Sem comentários: