segunda-feira, 20 de outubro de 2014

A pontualidade é a cortesia dos reis

Tenho reparado que muitos eventos que por aqui e acolá ocorrem nunca respeitam a hora marcada. Há também pessoas que se atrasam sistematicamente na chegada ao emprego ou até a um mero encontro no café. O tema da pontualidade pode ser menosprezado por muita gente mas tem custos enormes à nossa economia. Haver atrasos significa que há ineficiência, que há desperdício, porque de certeza que há alguém que teve que esperar pelo atrasado.
Os japoneses sabem-no bem. A sua indústria automóvel desenvolveu-se centrando a sua atenção na eliminação do desperdício. Produzir a quantidade certa, ao menor custo, no momento certo tornou-se a base do sistema da Toyota mais tarde adaptado a outras indústrias naquilo que se conhece como Lean Thinking.
Se não quisermos ir tão longe podemos falar na pontualidade britânica ou no rigor alemão. Diz-se dos primeiros que, mais do que qualquer invenção, foi a pontualidade que permitiu a revolução industrial. E o que dizer dos segundos? Para os alemães o tempo certo é 5 minutos antes da hora marcada. Será também por isto que têm padrões de vida superiores?

Numa economia como a nossa onde se procura cada euro porque não começar com algo tão simples e que não custará mais do que olhar mais para os relógios? 

3 comentários:

Anónimo disse...

Que sejam as pessoas a incumprir horários já é criticável. Que dizer então quando são as entidades oficiais a fazê-lo? Atente-se no Centro Cultural - no passado sábado a sessão de cinema estava marcada para as 21:30h. Começou às 22h . As pessoas que chegam a horas têm, regra geral, de esperar na entrada. Objetivo? Favorecer a socialização? Eu diria antes que se trata de dar tempo para observar as "vestimentas" das senhoras, verificar quem fala com quem, se ri ou está sério, enfim, arranjar assunto para a mesa do café!
A porta da sala mantém-se fechada, impedindo assim de se poderem sentar os que chegaram pontualmente!
Que exemplo se está a dar? Se , qualquer dia, a gestão das escolas passar para os municípios ,será assim também?
O que se passa veícula a mensagem : Chegar tarde é ser importante! Os outros (palermas) que esperem! Nós, os espertos, sabemos que os horários não são para cumprir e somos tão, tão importantes que - imaginem vocês - até , por nossa causa, atrasam o início do filme! Claro , não iriam prejudicar-nos!!! Afinal nós somos irresponsáveis, mas somos, como se vê, uns irresponsáveis reinantes! E o reino adapta-se...a nós!
É a vida... por cá.

Anónimo disse...

A pontualidade é a cortesia dos reis?
Ou será antes o apanágio dos quem realmente têm carácter?
E a falta dela é o quê?
- A falta de consideração pelos que, respeitando-os, chegam sempre no tempo combinado?
- A presunção dos imbecis que julgam que assim mostram a presunção da sua reles "importância"?
- Ou será apenas a demonstração da sua real incapacidade para organizarem de forma decente e apropriada a sua vida?

Jack The Ripper disse...



Penso que será de todas a possibilidades que colocou