quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Oh là là…la France!

Oh là là…a França abre as garrafas do seu melhor champanhe e logo duas vezes seguidas. Já há alguns anos que a França não andava por estas andanças mas este ano arrecadou, primeiro o Nobel da literatura e depois o da economia.
Na literatura a Academia sueca atribuiu o Prémio Nobel  ao escritor francês Patrick Modiano, destacando o modo como a sua “arte da memória evoca os mais inefáveis destinos humanos e desvela o mundo da ocupação”. Isto é, da ocupação alemã da França durante a Segunda Guerra, um tópico recorrente na obra de Modiano, filho de uma actriz flamenga e de um judeu de origem italiana.
Na economia, Jean Tirole foi distinguido com o galardão, premiando o seu trabalho sobre a organização dos mercados. Deixa uma mensagem simples mas forte: a regulação é fundamental em mercados onde há situação de domínio monopolista ou oligopolista, onde há “falhas de mercado”, como refere a Academia sueca. O economista francês pretende, contudo, uma regulação inteligente consciente que, algumas vezes, essas regras serão nocivas.

Para governos de cariz muito liberal talvez seja bom ouvirem tal mensagem. A concorrência é imperfeita e deve ser regulada. Oh là là se deve…

Sem comentários: