quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Tropeçar duas vezes...

Há quem veja no procurar dos erros do passado o encontro das soluções futuras, outros há que acham isso uma perda de tempo.
Se acreditar na primeira via não poderia deixar passar um livro do economista Felix Ribeiro “Portugal, a Economia de Nação Rebelde”. Identifica alguns erros estratégicos feitos em Portugal durante a sua história. Destaco dois mas outros haveria para colocar em relevo. O primeiro deles, a expulsão dos judeus por D.Manuel I, foi um erro com impacto sistémico de longa duração, porque Portugal ficou sem um pilar financeiro fundamental para dar consistência ao seu capitalismo monárquico, deixando o financiamento da expansão do seu império nas mãos do capital internacional e a economia nacional sujeita aos ciclos globais de especulação. Ao mesmo tempo, perdeu o comboio das revoluções financeiras e institucionais, na Flandres, Itália, Holanda e Inglaterra que marcaram o período entre os séculos XV e XVIII.
O segundo destacado pelo autor que trago aqui são as deficiências e a pouca apetência para a aprendizagem da matemática.

Conhecer o passado “evita que repitamos o que foi trágico, por ignorância teimosa ou ingenuidade infantil”.

3 comentários:

Anónimo disse...

A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio.
(Martin Luther King)

Anónimo disse...

Um coração só é verdadeiramente bom quando transpira bondade para as mãos, traduzindo a bondade em obras boas, em sorrisos alheios. Mas um coração bom é também o fruto de uma longa tarefa que exige muito combate ao egoísmo avassalador que todos trazemos dentro de nós.

Anónimo disse...


Em vez de tantas mensagens sejam haja pragmatismo e avancem, não deixem que alguém se adiante!