sexta-feira, 26 de setembro de 2014

A Luísa e os Outros

Tem havido muita leitura sobre a I guerra mundial visto estar a cumprir-se um século do seu começo. Numa desses leituras históricas mais que os horrores da guerra também dediquei algum tempo a ler sobre acontecimentos que parecendo menos importantes foram, não só de relevo, mas positivos noutras áreas.
Assim a necessidade de integrar tropas das colónias de África abriu as portas à igualdade entre raças. Por outro lado a necessidade de integrar as mulheres como substituto da mão de obra masculina deu, depois da guerra, mais motivos e impulso à luta pela igualdade entre sexos, apesar de, mesmo nessa altura, se ter negado o direito ao voto. A mulher teve um papel muito importante seja na mão de obra, seja na organização de hospitais ou instituições que tinham como objetivo dar moral aos soldados da frente. Foram criadas então as Madrinhas de Guerra ou o Grupo de Damas Enfermeiras Auxiliares da Cruz Vermelha.
E, vejam só, havia humor nas trincheiras e até expressões que ainda hoje aplicamos. Por exemplo chamavam Rebuçados às balas e Luísa à metralhadora ligeira Lewis. E quando os ingleses chamavam os portugueses com “Come on” ficaram logo os camones.

Off-topic – Também li por ai que há concelhos onde todos os anos os pais dos alunos que  entram para a ensino procuram a escola onde pensam estar o melhor professor. Esta procura é legítima e nota-se, desde logo, a incapacidade da escola de dar aos alunos um ensino homogéneo. O fator de residência como critério de distribuição contribui para que esta procura ainda seja residual. No entanto, quando nesses concelhos passar a haver uma só escola esse critério desaparecerá. Espero que nessa altura não se ceda à tentação de fazer turmas com “Meninos Bonitos” e turmas para os “Outros”. Isto dos “Outros” fez-me lembrar a ilha dos “Perdidos”. A escola pública está a ser alvo de um grande ataque e quando discriminar e selecionar ela própria morrerá. E mesmo que pensemos estar numa ilha não estamos “Perdidos” embora na série eles todos já estivessem mortos.

Sem comentários: