quarta-feira, 10 de setembro de 2014

África Minha

Muitos recordarão África da infância, outros da guerra colonial e outros ainda, pelo menos, através do filme África Minha. O filme é baseado na vida da escritora dinamarquesa Karen Blixen e muitos têm como imagem do filme a cena em que Karen (Maryl Streep) faz uma viagem de avião com Dennis (Robert Redford). A música de John Barry também ficou na memória acompanhando as paisagens de África como fundo
Quem, qual Karen Blixen, está em terras de África é a Isabel Martins, uma mulher De Campo Maior, que muitos recordarão melhor com o nome de Babel. Ela, o marido e o filho foram à procura de melhores tempos e de uma vida com outras oportunidades. Nas palavras dela encontrou um povo afável e feliz com o pouco que tem. Sente-se já integrada e contente por estar num clima onde é Verão quase todo o ano. O seu quotidiano divide-se entre o banco e o restaurante onde trabalha com o resto da família. No restaurante “A Esquina – Iguarias e Tapas” serve-se cozinha portuguesa mas com alguma influência espanhola. Passem por lá pelo menos no Facebook. O restaurante já é considerado um dos melhores de Maputo e, claro está, já se cantaram por lá as saias. Querem ver que um destes dias estão as ruas de Maputo enramadas com flores de papel?
Seja como seja, a Babel confessou ao De Campo Maior que o que sente falta é da família e amigos. É a saudade, algo tão português e porque não, algo tão De Campo Maior.

O DeCampoMaior agradece à Babel ter vindo aqui partilhar um pedaço dela própria. Envia-lhe as maiores felicidades e os leitores já sabem: há algo De Campo Maior por terras africanas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Jack,
A vertente do DeCampoMaior “Campomaiorenses pelo Mundo” é sem dúvida algo que gostaria de continuar a ler no seu blog. Saber onde estamos e o que fazemos, nesta época de mobilidade forçada, permite-nos cruzar sinergias, manter as nossas raízes e diminuir a saudade. Já aguardo pelo próximo.
Até breve!!!