quarta-feira, 13 de agosto de 2014

O Homem Duplicado

Fiquei curioso em relação a este livro do Saramago recentemente adaptado ao cinema. Um livro de suspense que narra a história de um professor que descobre um sósia num filme. O argumento do livro é todo o percurso que decorre até ao encontro com o seu duplicado e o confronto final com este. Saramago escreve aqui suspense e aborda temas relacionados com a identidade.
Não é demais, nestes primeiros posts, da nova temporada do DeCampoMaior vincar a identidade do blogue. A sua pretensão é assumir-se como um espaço de debate de ideias e de opiniões despido de preconceitos sobre quem diz o que. As ideias devem ser debatidas de forma limpa e transparente criticando-se ou elogiando-se elas próprias sem necessidade do adorno pessoal.

Posto isto, quase em jeito de off-topic, e tendo a nossa Feira como pano de fundo, deixo a sugestão de passar no blogue Além Caia (podem encontrá-lo na barra lateral do DeCampoMaior dedicada aos blogues). Há uma belíssima crónica sobre a Feira publicada no Notícias de Campo Maior de 15/8/1926, p. 2, por João Ruivo, usando o pseudónimo de Rui de Castro. Atrevo-me a descodificar algumas frases do cronista quando fala em gaviões. Será por ter havido, onde hoje é o Paródias, um café chamado o Gavião Branco? Fica a nota histórica De Campo Maior até porque na nossa história está a nossa identidade. 

Sem comentários: