sexta-feira, 2 de maio de 2014

Os Sindicatos no tempo dos Playmobil

Passou mais um 1º de Maio já sem o significado de outros tempos. O sindicalismo tem hoje metade da força que tinha há 40 anos. Podem encontrar as causas na excessiva partidarização das centrais sindicais ou da própria evolução económica.
Podem encontrar as causas onde quiserem mas tenham em atenção às consequências ou melhor dizendo às realidades. As pessoas olham-se individualmente conscientes de que existe um darwinismo social que seleciona os que se adaptam não olhando a sindicatos, organizações coletivas, sem dúvida, resquícios de tempos ideologicamente mais vincados. Podemos parecer bonecos mas são assim os dias de hoje. Por falar em bonecos, li que faz agora 40 anos que foram criados os bonecos da playmobil. É incrível o que aconteceu há 40 anos. Isto não tem a ver com o post mas não podia deixar passar por alto tamanha efeméride.

Recebi também, neste 1 de Maio, a primeira leitura do Documento de Estratégia Orçamental. Repõem-se os cortes dos funcionários públicos em ano de eleições sem mais uma vez se falar numa palavra que ninguém parece saber o que é – produtividade. Mas talvez o que eu questiono mais é o seguinte: se o nosso problema é o desemprego não seria melhor baixar a taxa social única de forma a facilitar a contratação em vez de baixar o IRC? Bem, mas como não entendo nada disto talvez seja melhor pegar nos playmobil.

Sem comentários: