segunda-feira, 5 de maio de 2014

O Tempo que faz!

Um tal de Rowland Hill, membro do parlamento britânico, emocionado com um episódio que acabava de presenciar, inventou o selo de correio. A inovação aconteceu porque uma mulher, por não ter um “penny”, recusou uma carta que lhe era enviada da guerra pelo seu noivo. Nessa altura o correio era pago em destino e, já se vê, havia muitas cartas que não eram recebidas. Rowland sugeriu que se começasse a pagar no remetente e por isso foi criada uma taxa nacional, confirmada com um selo com uma esfíngica, anafada e conservadora figura da rainha Vitória.
Hoje o tempo quase deixou a carta fora de uso, o tempo encarregou-se de anular essa inovação ou melhor substituiu-a pelo moderno email, quando não pelas sms e aplicações de comunicação instantânea.
O próprio tempo sofre inovações, não o tempo cronológico, mas o meteorológico. Esta semana a RTP deixou de ter um meteorologista em estúdio, passando a informação da chuva e do Sol a ser dada despersonalizada. Sinais dos Tempos!

Nos tempos que correm ser inovador e empreendedor é uma grande ajuda para todos porque se criam empregos e riqueza se os negócios alcançam sucesso. Infelizmente Portugal não tem esta cultura massificada. Se antes da revolução havia uma ditadura que limitava a imaginação, o pós-revolução e as nacionalizações também colocava o Estado na “obrigação” de dar emprego. Mas os tempos atuais requerem imaginação, não só na nossa vida profissional mas pessoal. É necessário ser-se inovador e saber quando nos havemos de reinventar. Recolhi um bom exemplo disso mesmo ao ler uma notícia que dava conta que a industria do calçado do Vale do Ave renasce das cinzas através de ideias tão revolucionárias como a personalização do calçado desde a cor da palmilha à gravação de imagens enviadas pelos clientes. É o tempo que faz! Espero que sirva de exemplo a muitos de nós aqui em Campo Maior e em Portugal inteiro.

Sem comentários: