quarta-feira, 21 de maio de 2014

Bem vindo a Beirais

Todas as noites o primeiro canal, por enquanto público, da RTP oferece-nos uma série ligeira sem grandes pretensões. Chama-se “Bem vindo a Beirais” e é ambientada numa aldeia do interior e narra pequenas histórias do quotidiano. Como um espelho de tantas e tantas aldeias e vilas do interior conta os problemas e alegrias dessas gentes de quando em vez salpicadas com uma mensagem de boas maneiras, ou como se diz muito agora, de boas práticas sobre assuntos mais sérios. É uma coisa que a crise trouxe: conselhos morais sobre poupança, desperdício, reaproveitamento e solidariedade entre outros. Mas não nos enredemos por ai…
Registo com agrado que a Capgemini dispõe-se a investir em Évora numa unidade de serviços de tecnologias e aplicações. Porque em Évora? Segundo o que li por procurar o apoio da Universidade e poder dispor de conhecimento e pessoas altamente qualificadas.

Duas coisas noto desta notícia. A primeira é que se procura conhecimento, know how e não recursos naturais ou proximidade, procura-se o “ser” e não o “ter”. A segunda é que o interior pode vir a ter nestas áreas pontos de desenvolvimento fortes. Na indústria do software e aplicações Évora está à mesma distância que Lisboa. O que faz falta é que se aposte na qualificação e na criatividade das pessoas formadas nessas zonas. É uma boa indicação para todo o interior e para Campo Maior estes registos porque afinal de contas, neste tipo de indústrias, estamos à mesma distância que Lisboa …ou Sillicon Valley. Mas não nos enredemos por ai…  

2 comentários:

Anónimo disse...

Jack,

Mesmo não concordando com algumas opiniões não há dúvida que está muito à frente para aquilo que é a nossa realidade. Isso às vezes é uma maldição e algo que não cabe em certas cabeças ditas pensantes.

Continuação de bom trabalho
Até breve

AP disse...

Caro Jack,
Excelente notícia!!!
Finalmente, começam a ver o Alentejo como algo mais que um ponto turístico onde se come bem. Esperemos que Évora, assim como Braga e Aveiro, passe a ser um ponto de referência tecnológico.
Cabe também às nossas escolas e famílias reforçarem as competências dos nossos jovens em matemática e línguas, para podermos aproveitar as oportunidades que estão a surgir.
Espero ansiosamente por mais novidades ... Do Alentejo para o mundo!
Até à próxima!