segunda-feira, 10 de março de 2014

Meteram Água!

Noite de Óscares. Maratona televisiva e mediática com todos a procurar o prémio e as marcas de telemóveis a patrocinarem fotografias, que quando tiradas ao próprio passaram a ser conhecidas por “selfies”. Muito menos mediática é a festa realizada no dia anterior para premiar os piores da indústria do cinema. Estes prémios chamam-se Razzies e se o Óscar para o melhor filme foi para “Doze Anos Escravo” o pior foi para “O Mascarilha”.
Também sem grandes ecos, na semana passada, o Diário de Notícias dava conta da auditoria do Tribunal de Contas às concessões da distribuição de água às populações. A auditoria incidiu sobre 19 das 27 concessões aos privados. O Tribunal revelou que as 27 concessões municipais apresentam expectativas de Taxa Interna de Rendibilidade (TIR) acionista, em caso base, que oscilam entre 9,5% (Cascais) e 15,50% (Campo Maior).
Não pensem que ganhámos um Óscar por estarmos em primeiro. Neste caso foi mais um Razzie. A Taxa Interna de Rendibilidade indica a expetativa de ganho que os privados têm neste negócio e até mesmo os “nuestros hermanos” de Elvas tem uma taxa mais baixa 13,08%. A TIR é a taxa que o investidor obtém em média em cada ano sobre os capitais que se mantêm investidos no projeto, enquanto o investimento inicial é recuperado progressivamente. Diz o Tribunal que, "este nível de expectativa de remuneração acionista em caso base afigura-se inaceitável à luz do atual quadro orçamental e económico",  recomendando a revisão em baixa das TIR superiores a 10% "em face das alterações de circunstâncias e por razões fundamentadas de interesse público, em consonância com as linhas de orientação prosseguidas ao nível das PPP/concessões promovidas pela Administração Central."

Felizmente que o Tribunal de Contas conclui aquilo que todos nós já sabíamos e sofremos todos os meses. Alguém meteu água. Alguém se retrata deste mau negócio? Quem faz a selfie? Vá…nem que seja vestido de Mascarilha!

4 comentários:

Anónimo disse...

Excelente texto! Parabéns Jack! Continua polidamente acutilante!

Zé Esterco disse...

Por falar em água... Está aí a Enxara! Já ando a pensar nela desde o fim da última, quando me deslocava no meu ferry com uns auriculares a ouvir um bom som. Via homens de vermelho a acenarem-me, não sei se eram bombeiros, se eram adeptos do Benfica... Gente tonta, cambada de energúmenos. Adiante. Vem aí a Enxara. Já fui ao Marvanejo ver se me faziam uma boa promoção. Se calhar compro-a no Inter Marché. A cerveja está caríssima. Mas, tem de ser. Levo um ano inteiro a comer bróculos e sopas de batata e a beber água, portanto tenho dinheiro para cerveja, tabaco e chocolate (para misturar com o tabaco). O Chico Zé da Toicinha leva-me a mota num atrelado e o Eurico trata-me da manutenção da mesma. Vem aí a Enxara! A minha mulher queria ir passar a Páscoa a Paris. Diz ela que aquilo é bonito e que tem muitos monumentos. Mas a capela da Enxara surte o mesmo efeito e tem a praça de touros ao lado, que é um monumento digno de se ver, principalmente quando está cheia de gente que lê muitos livros e que discute acerca de política e temas sensíveis: amor, a origem da vida, Deus... Não! Eu fico na Enxara! Ela vai para Paris. Acho que leva um amigo homossexual. Portanto, estou à vontade.

Quanto ao post: não me pronuncio. Não sei o que é um tribunal. Até porque vem aí a Enxara. Isso é que importa. Já me disseram que vai chover. Viram na internet. Modernices. Eu só vou se chover porque gosto de ver a protecção civil, os bombeiros (esses tontos!) e a GNR (esses chulos!!!) a avisar o pessoal para acamparem o mais longe possível do rio. Acho que o Mãos Sujas vai montar a barraca em Ouguela para não flutuar. Gosto mesmo da Enxara!

Anónimo disse...

Um aplauso para o comentário corrosivo do Zé Esterco

Anónimo disse...

O que será que nossa autarquia vai fazer com esta informação do Tribunal de Contas? Fazer alguma coisa ou simplesmente dizer apenas que a culpa é do Mascarilha?