sexta-feira, 7 de março de 2014

La Donna è Mobile…

Qual Piuma al Vento…já diz Rigoletto na ópera de Verdi. E é verdade, a mulher mudou, muda e mudará. Desde os tempos em que não tinha direito a voto até aos dias de hoje, onde são mais as mulheres que frequentam a universidade e fazem mais doutoramentos, a mulher mudou e continuará a mudar qual piuma al Vento.
E todas as mulheres têm no sábado, dia 8, o dia da Mulher. A data não é consensual, até mesmo entre as mulheres, já que as feministas não concordam com o evento.
Esta guerra entre sexos existe desde sempre…desde Adão e Eva se preferirem. Se antes, por exemplo, Schopenhauer considerava a mulher “um ser de cabelo comprido e pensamento curto” depois, as mulheres retaliaram com frases como “qualquer mulher que aspire a ser como um homem carece de ambição” de Dorothy Parker ou outra bastante corrosiva de Françoise Giraud “a mulher será realmente igual ao homem no dia que se designe um mulher incompetente para um lugar importante”.
Em Campo Maior vão realizar-se vários jantares espalhados um pouco por toda a parte esperando-se, evidentemente, que nestes, as mulheres não acabem parecendo-se aos homens.

Por aqui, no DeCampoMaior, deseja-se um feliz dia a todas as mulheres que para além de trabalhar, são ainda mães, irmãs e esposas. 

5 comentários:

"Carolina Beatriz Ângelo" disse...

Caro Jack,
Efetivamente as mulheres ainda têm muito por que lutar, pelo que o "Dia da Mulher" deve ser um dia de festas e folias mas também um dia de reflexão sobre onde estamos e onde queremos estar.
No passado 6 de março, foi celebrado o "Dia Nacional da Igualdade Salarial" que nos recorda as desigualdades das condições salariais que as mulheres continuam a enfrentar no mercado de trabalho. Em Portugal, as mulheres ganham menos 18% que os homens, ou seja, para ganharem o mesmo têm que trabalhar mais 65 dias.
É aqui que estamos, mas queremos que as futuras gerações, sejam respeitadas pelo que são, pelo que conseguiram e não descriminadas por serem mulheres, esta deve ser uma preocupação de todos.
Feliz Dia da Mulher para todos!

Anónimo disse...

Ao celebrarem o "Dia da Mulher" elas não estão a reconhecer e institucionalizar a diferença?
Preferia vê-las a celebrar o seu efectivo direito ao reconhecimento de uma efectiva igualdade de direitos, comemorado com uma jornada de luta. Assim, parece-me pouco adequado e sem real efeito ...

Anónimo disse...

Sou mulher , mas concordo inteiramente com o segundo comentário.Por isso não celebro este dia. Ser mãe e esposa tem o seu paralelo no masculino...
Este dia é a prova de que as Mulheres são descriminadas e ainda não conseguiram, até mesmo nas sociedades mais desenvolvidas, um estatuto real de igualdade. Muitas vezes são as próprias mulheres que se "intimidam" face ao homem, confiando até mais neles do que nas suas homólogas. Por isso elas não chegam facilmente a cargos eleitos. São as mulheres que mais votam no masculino! Isso tem ajudado muito a continuação de um estatuto desigual, apesar de já muito se ter caminhado.
Quando era pequena só tinha direito a voto o Homem da família, o patriarca. Ainda hoje, em todo o mundo, há mulheres que não têm direitos, que são propriedade do pai, do irmão ou do marido.Que são vendidas, traficadas, desconsideradas ou até sabiamente "acariciadas" pelo "dono" , como um cão que se deve manter dócil!
O dia de hoje devia ser uma jornada de luta, de chamada de atenção! Transformou-se , também por culpa das mulheres, num dia em que se esqueceu o motivo da sua existência, para se transformar num dia de festa porque se é Mulher. Ora esse não é o objetivo deste dia!
Fica ainda pior a situação quando as mulheres imitam características ou comportamentos masculinos, só porque acham que assim são iguais!
Não somos iguais e ainda bem! Somos complementos, metade de uma mesma unidade - o SER Humano - o HOMEM! É aí que homem e mulher se encontram, dois seres da mesma espécie, num círculo fechado, porque Ele vem de Ela e Ela vem com a marca de Ele.
Se esta igualdade de estatuto primordial não se verifica na sociedade devemos fazer uma festa? É essa a celebração adequada? Para mim não é.
Gosto muito de ser mulher e de olhar ao mesmo nível aqueles que existem no masculino! E todos os dias devemos celebrar o dia que é Nosso , de nós, homens e mulheres.
Mas sim, temos séculos, milénios antes de nós ...Talvez tenhamos de caminhar ainda um pouco mais!

Jack The Ripper disse...


Obrigado a todas pelos comentários e por expressarem opiniões no meu blogue!

Anónimo disse...

O facto de haver um dia da mulher umas vez por ano, quer dizer que todos os outros dias são dias do homem, não? Esclareçam-me...