sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Quanto Valemos?

Todos nós temos o nosso valor. O valor intrínseco, o valor potencial, o valor que nos damos e o valor que os outros nos dão. Todas estas avaliações são complexas e subjetivas mas a verdade é que todos nós somos uma marca, um branding, que se apresenta aos olhos dos outros. Alguns conseguem que esses traços sejam bem percebidos pelos demais enquanto outros há, que por má comunicação, deixam que o seu valor potencial não se materialize.
Nas localidades e nos países não é diferente, também eles tem uma identidade, traços próprios que pretendem valorizar aos olhos de turistas e investidores. Isto é tão verdade que há empresas que se dedicam a medir o valor das marcas de países, regiões e concelhos. É o caso da Bloom Consulting, que num trabalho que eu desconhecia ainda existir, mediu o valor da marca de cada um dos concelhos de Portugal.
Ora vamos a números mas apresentando antes os critérios. Os concelhos foram avaliados em três vetores: Negócios ou capacidade de atrair Investimentos, capacidade de atrair Turismo e capacidade de reter Talento através da qualidade de vida dentro do concelho.

Campo Maior quedou-se pela posição 211ª. Modesta diria eu. Também é feita uma comparação ao nível da região que para além do Alentejo inclui o Ribatejo. Neste conjunto Campo Maior quedou-se pela posição 31ª. Apenas por comparação Elvas tem a posição 68ª nacional e Évora a 12ª. Penso que os resultados são modestos, penso que valemos mais, mas como disse antes, uma coisa é aquilo que pensamos que valemos e outra é o valor que nos dão.

2 comentários:

Anónimo disse...

Concordo consigo. Às vezes, mediante algum poderio financeiro quiçá inflacionado relativamente ao local que habitamos, julgamos que valemos mais do que realmente somos! Já tinha lido essa referência a esse estudo noutro dos nosso blogues locais e parece que poucos se importam com o real valor do nosso município. O estudo é interessante, e é isso mesmo - um estudo, porém é objectivo e não se baseia em inquéritos ou entrevistas que acabam por distorcer a verdade. A minha pergunta é a seguinte: terão os órgão decisores do nosso concelho prestado alguma atenção ao estudo? Era importante saber como podemos todos melhorar esta situação, a questão das festas a património mundial é uma das soluções.

Anónimo disse...

Momento Zen:

“ Era importante saber como podemos todos melhorar esta situação, a questão das festas a património mundial é uma das soluções ”.

Balha-me deus!!!!