segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Love Me Tender

Conta-se uma história sobre Elvis Presley quando este já vivia os seus últimos tempos em Las Vegas. No ocaso da sua carreira, quando o álcool e as drogas eram companheiros permanentes do Rei, Elvis entrou num concurso de imitações de…Elvis. Na tentativa de ganhar algum dinheiro submeteu-se à prova pensando que ninguém o imitaria melhor que ele próprio. Enganou-se Elvis e quem acabou por ganhar foi outro concorrente. A história é caricata e reflexiva.
O Ministro da Economia, António Pires de Lima, apelidou de milagre económico ao crescimento verificado nos últimos três meses do ano. Que a economia cresceu, ninguém tem dúvidas, mas o relatório da 10ª avaliação, duvida sobre a sustentabilidade do crescimento nos próximos meses. O FMI duvidou da nossa imitação do Elvis e afirma que sem uma mudança estrutural a economia pode voltar aos mesmos vícios que levaram ao excesso de endividamento. Espero que entendam também que o modelo dos baixos salários não pode dar mais de si. A história também, é aqui, reflexiva.

Off-topic. Neste fim de semana, numa roda de amigos, discutia-se porque, apesar de mais gente bem formada e informada, se faziam tantos erros nas escolhas públicas fossem nacionais, regionais ou locais. Após breve reflexão concluiu-se que, em muitos casos, quem toma as decisões não é nem bem formado nem informado. A reflexão é “mais inteligência e menos política”. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Jack,
Na passada semana li um artigo, onde referiam quais foram as universidades que frequentaram os ministros do atual governo e curiosamente nenhum estudou em universidades públicas e apenas dois estudaram na Católica. O que me leva a considerar que possa ter razão e a nossa classe politica não é nem bem formada nem informada e quanto á inteligência ... sem comentários.
Até Breve!