quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Viagens na minha Terra

Lembro-me deste livro do Garrett, estudado nos tempos do liceu. Nem sabia que já não era estudado até ver que está proposto para o novo programa de Português. E parece que volta o Herculano e o Camilo. O que diria a minha professora de Português?
De qualquer maneira hoje o tema é apenas as Viagens na Minha Terra, não o livro, mas sim uma viagem pela minha terra à procura das mais profundas opiniões sobre um tema sempre polémico: a coadoção.
Por definição, coadoção, é a possibilidade de estender o vínculo de parentalidade de um dos elementos ao cônjuge, desde que o menor não tenha um segundo vínculo de filiação. Até aqui a coisa até parece pacífica mas e se o casal for homossexual?
Uma proposta de lei do PS foi aprovada, na generalidade em Maio, para poder estender esta possibilidade aos casais homossexuais, mas carece de referendo para a sua aprovação na especialidade. E reparem que não falo de adoção por casais homossexuais…que já é legal na Holanda, Suécia, Espanha, Andorra, Bélgica, Islândia, Noruega, Dinamarca, Inglaterra, Escócia e Pais de Gales.  
O que acha a minha terra deste tema? Acham que Campo Maior já é varrido por ventos de modernidade e tolerância ou é um tema sobre o qual ainda pesam valores mais tradicionais? É esta a viagem que hoje proponho…não a do Garrett. O que diria a minha professora de Português? 

3 comentários:

Anónimo disse...

Se fosse uma senhora de bom senso- e acredito que sim- diria que estivesse sossegado, que a nivel de interior e no caso particular de Campo Maior , vir com essas questões é ofensa e ainda pode ser considerado louco....

Jack The Ripper disse...


Como diz o ditado...de médico e de louco todos temos um pouco!

Anónimo disse...

Sem dúvida que somos uma Terra varrida por ventos de modernidade e tolerância, acreditamos que uma criança está melhor no seio de uma família, seja ela constituída da forma que for, do que numa instituição longe de qualquer carinho e conforto.