quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O Inferno são os outros

Como já devem ter notado gosto de ter alguém para ilustrar o tema dos posts. Já têm passado por aqui grandes personagens e personalidades ou, até mesmo, acontecimentos que servem para dar uma capa ao tema principal ou à mensagem que pretendo transmitir.
Hoje “convidei” o Jean Paul Sartre. Um homem difícil, que viveu as duas guerras, e fez do estudo do homem e da sua existência o tema central da sua obra e filosofia. Sartre, que recusou um Nobel, foi muito influenciado por Heidegger que punha a questão da existência do homem de uma forma nova e totalmente distinta.
Da existência do homem e da sua natureza, nada há mais desculpável que a curiosidade e é verdade que estou curioso, nesta ressaca de eleições, com dois temas. O primeiro foi apresentado no discurso de tomada de posse do presidente de câmara. Há investimentos do grupo Mota-Engil a serem realizados por cá. Espero desenvolvimentos e mais informação. A segunda curiosidade é saber se todos os eleitos nas últimas eleições autárquicas vão exercer os seus cargos. Até agora, e com exceção de uma das juntas, tudo perece indicar que sim o que só dignifica a democracia e mostra respeito pelo seu eleitorado. Esperemos que isto se confirme.
Em 1944 Sartre escreveu uma obra de teatro – A Porta Fechada. Nesta obra, duas mulheres e um homem, depois de morrerem, voltam a encontrar-se num espaço fechado. Conscientes que irão para o inferno esperam pelas suas dores e tormentas. No entanto, estas não chegam e em seu lugar tomam consciência que cada um é um estorvo para os outros, pois não podem sair daquele espaço. O Inferno é ali. O Inferno são os outros.
Seja em minoria ou em maioria o jogo democrático deve ser respeitado mesmo que isso represente estar num “espaço fechado sem poder sair”. O Inferno são os outros.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Jack,
É com alegria que recebo a notícia que um novo investimento está a chegar a Campo Maior, espero que se concretize e que seja apenas o primeiro de muitos.
É urgente diminuir a nossa taxa de desemprego e diversificar é a uma boa alternativa, não devemos colocar todos os ovos no mesmo cesto.
Parabéns pelo blogue, continue a informar-nos!
Cumprimentos.

siripipi alentejano disse...

Estimado Jack
Como sempre, os seus post merecem-me a maior atenção por saber o cuidado que tem ao escrevê.los e pelos conhecimentos que nos pretende transmitir.
Não asisti à posse do Senhor Presidente da nossa Autarquia, nem tive acesso ao seu discurso, contudo, através dos Blogues do nosso Concelho, tirei algumas ilações.
Permita-me lembrar que relativamente a investimentos, de grande vulto, previsto para Campo Maior, escrevi em 14/10/2020 a propósito do PROT-ALENTEJO, o seguinte: "O eixo Campo Maior-Elvas é considerado como um pólo estruturante de desenvolvimento por força do corredor rodoviário para o qual muito vai contribuir a ligação Lisboa-Madrid. Estas infraestruturas conjugadas com outras, revelam-se de importância regional e nacional e dá condições objectivas ao Alentejo ao assumir uma nova posição no âmbito das relações económicas à escala Ibérica e Europeia.Campo Maior e Elvas vão ocupar um lugar importantíssimo na ciação de estruturas logísticas de desenvolvimento empresarial, devendo apostar no desenvolvimento tecnológico e de prestaçãp de serviços."
É aqui por isto que vão surgir muito mais empresas interessadas em fixarem-se por virtude da fútura Plataforma Logística.
Leia o meu post sobre este tema e aí poderá verificar que o nosso Município já meteu a pata na pola, como diz o Povo.