quarta-feira, 11 de setembro de 2013

A Maioria Silenciosa

Recentemente faleceu David Frost. Para muitos o nome talvez não diga muito. A mim também não até saber que foi o jornalista em cujo programa televisivo Richard Nixon pediu desculpa ao povo americano. Apeteceu-me rever Nixon. Um exemplo de como não se deve fazer política. Conservador e educado nos rígidos valores evangélicos, Nixon estudou Direito e criou nome como perseguidor implacável dos comunistas. Logo em 1952 entrou na liça eleitoral como candidato à vice-presidência. Foi acusado de corrupção mas que foi atenuando utilizando hábeis intervenções televisivas. Em 1968 foi eleito presidente apresentando-se como salvador dos americanos esquecidos, aquilo a que chamou, Maioria Silenciosa. Ganhou, mas o lobo vestia-se com pele de cordeiro, e a Maioria Silenciosa foi esquecida também por ele, a dinâmica económica entrou em retrocesso, a inflação e o desemprego subiram, bem como a despesa com a Guerra do Vietname.
Quando cinco assaltantes entraram na sede do partido democrata, no edifício Watergate de Washington, e foram descobertos, dois jornalistas pressentiram o escândalo e continuaram a investigar. Dessas investigações saíram obstruções à justiça, encobrimentos e outras prevaricações. Em virtude da sua ambição narcisista, Nixon legou à história cada uma das suas palavras, que constituíram prova de delito e como prova da sua incompetência em todos os âmbitos, desde o económico ao cultural. Foi no programa de David Frost. Em época de eleições, fica aqui um compêndio de como não se deve fazer política.

9 comentários:

Anónimo disse...

Como não se deve fazer política é precisamente como a está a praticar o candidato que se intitula a nova Alternativa (???).Anda a pressionar por todos os lados as pessoas, inclusivé a ameaçar, e depois fala em liberdade...Ainda por cima apela à traição no voto!!! Que miséria de ser humano!!Livre-nos Deus de sermos governados por gente deste calibre.Que baixeza!!|

mestre da pá disse...

onde está a nova alternativa? a nova? alternativa? qual nova e qual alternativa?

mas o que é isto? é pá... quem é este senhor que se diz isso? já sei... desaparecido em... 3 anos e tal e agora diz isto? é pá!!! arrecolham-se pá!

Dr Estranho Amor disse...

Que coincidência este post, caro Jack. Acontece que durante as últimas semanas andei infiltrado nas campanhas dos nossos candidatos e fiquei em posse de alguns tenebrosos e-mails, a que modestamente chamei “Galiqueirasleaks”, sobre as cloacas da nossa política local. Eis os arrepiantes documentos:


De: ricardopinheiro@sou-muito-humilde-e-simpatico.com
Para: olx@coisas-sem-utilidade-podem-valer-dinheiro.com
Subject: Venda de Papagaio

Caros Srs do OLX,
Quero desfazer-me de um papagaio que me acompanha desde as últimas autárquicas. A razão é que tenho problemas auditivos e o constante parlar do papagaio me provoca fortes dores de cabeça que só posso mitigar dando um passeio de bicicleta pelas inúmeras ciclovias da vila ou respirando o ar puro na Marina da Barragem. Foi oferta de um bom amigo pelo que tem valor sentimental para mim. Oferta Minima: Um abraço.


De: joaoburrica@aqualia.com
Para: ruipingo@give-me-the-money.com
Subject: Aprovação de Ideias Brilhantes

Rui, tudo bem pá?
Olha, tal como me indicaste, estou farto de prometer lugares, cheques educação, cheques saúde, cheques bebé e até cheques careca. Mas estou com receio pois se ganhar não tenho guito nem para isso nem para fazer a minha ambicionada reconversão das Piscinas Cobertas para afluente do Nilo. Estive a pensar e a coisa passa por privatizar algumas coisitas. Vê lá se concordas:

- Privatizar o Oxigénio.

- Privatizar o espaço aéreo da Vila.

-Taxar os passeios de domingo até à Barragem.

- Promover uma Parceria Público Privada com a Holding MãosSujas&Cia para explorar as Festas da Enxara e de São Joãzinho.

Espero que te agradem e diz qualquer coisa, pá. Há caroço de por meio…

De: joaquimgordo@a-incegurança-en-canpomaiore.come
Para: ginga@do-cabaret-para-o-convento.com
Subject: Cunvite para a Junta de Freguezia de Degulados

Anmigo Jinga,
Quero que sabas que conto muito comtigo para este novo prujecto do BE para Campo Maior. Quero que sejas o nosso homen forte em Degolados pois reprecentas tudo aquilo que o bloco quer para a noça vila : Onradez, punderação, seriidade e onistidade. Espero que asseites o comvite e fica desde já o avizo que esta candidutara é muito intelectual.
Abrasso,

De: arnaldotrindade@as-cegonhas-trazem-os-bebes-de-paris.com
Para: PaiNatal@laponia.com
Subject: Prendinha de Natal.

Caro Pai Natal, escrevo esta carta em Setembro porque desta vez quero que a carta chegue a tempo pois sei que a Lapónia é buéda longe. Olha, este ano mereço as prendas que te vou pedir pois fiz muitas boas acções. Repara:
- Ajudei os amigos do PSD pois não tinham ninguém para concorrer para a Câmara e eu aceitei para fazer o favor. Até tenho um cartaz junto ao Ecomarché mesmo ao lado do do Pedro Morcela, o que até me faz parecer mais magro.
- Prometi Wi-Fi gratuito para toda a vila e vou cumprir (34 votos dá para ganhar não dá?). E se me enervam também dou uma Playstation para cada cidadão.
- E se ganhar, acredito que sim, também prometo substituir os aborrecidos Professores das escolas locais por Monitores de Wind-Surf e também trocar Médicos e Enfermeiros por amigos que nos ensinem todos os truques para passar buéda jogos nas consolas.
Por tudo isto, não te esqueças de mim: QUERO O DVD DA “DORA A EXPLORADORA” PARA O NATAL!!!!


De: antoniogoncalvez@vitorias-de-pirro.com
Para: jeronimodesousa@goodbyeLenine.com
Subject: Olhos no Futuro.

Camarada Jerónimo,

Há rumores por aqui que Lenine e Estaline estão mortos e que o Muro de Berlim foi derrubado. Com toda a certeza é mais propaganda dos americanos mas necessitamos confirmação para apaziguar as nossas hostes. Caso a resposta seja a que esperamos a nossa entrega à causa será ainda mais forte e só pararemos quando os regimes de Salazar em Portugal, Franco em Espanha, Mussolini em Itália e Hitler na Alemanha sejam depostos.

Saudações fraternas, camarada.

O GaliqueirasLeaks continuará informando.

Anónimo disse...

Eu chamar-lhe-ia o desaparecido em combate..E ainda tem a vergonha de reaparecer num Partido monárquico de direita....Eleito em 2009 para vereador, não aceitou o lugar, fugindo às responsabilidades que os campomaiorenses nele delegaram.Nunca apareceu nas Assembleias Municipais para defender...(também não sei o que lá poderia ir defender, tal o rasto de destruição que legou)-Aí. estavam os paus -mandados para interpretar alguns papéis ridículos,após uma horita de reunião com o chefe nas Juntas de Freguesia....E agora quer ser alternativa ?? Que confiança podem os campomaiorenses ter neste homem?E parece que já anda a buscar alianças à direita, que pelos vistos em Campo Maior só serve para trampolim ao cavalheiro....E é assim que o AT quer mudar agora ?? fantochadas !

Anónimo disse...

Linda esta partilha de informação!
O nosso Assange teve acesso a material explosivo!
Agora, resta saber a quem pedirá asilo?
Aguardo por mais revelações bombásticas! Terá tido Campo Maior algum papel activo na invasão do Afeganistão?
Estas revelções podem mudar o curso actual das intenções de voto! O Povo de Campo Maior não deixará passar isto sem uma reacção à altura!Com isto tudo, não me admira que o Américo Tomaz continue no poder!

Anónimo disse...

Este Dr.estranho amor é sublime....

Anónimo disse...

Brutal!!!LOL!!!

Anónimo disse...

Pelo menos o António João Gonçalves tem defendido ao longo da vida aquilo em que acredita.
Dr Estranho Amor porque não se candidatou?

O Alentejo ainda será nosso outra vez disse...

Percebe-se por algumas reacções que que não se pode brincar em Campo Maior! É tudo gente sisuda e clubista...ou melhor socialista! Não gostam de uma pitada de humor? Não sabem que rir de si próprio é sinal de inteligência? O Dr. Estranho não precisa de defesa, mas caramba, o homem tem piada! No que diz respeito ao camarada Gonçalves, não entenderam que acabava por ser uma homenagem à verticalidade doutrinária da pessoa! Cultivem-se e depois comentem!