segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Cinema em Campo Maior

Curiosa, no mínimo, a reportagem do Expresso sobre o cinema em Campo Maior. Fiquei a saber que somos o concelho com melhor média de espetadores por sessão de cinema. É sempre bom ler isto e ainda é melhor se for num jornal de dimensão nacional. João Custódio e Tiago Godinho foram os anfitriões da reportagem e falaram de como é, ainda possível, ter esta média apesar de Badajoz e apesar de muita gente preferir “ver os filmes em casa. Tira-os da internet e poupa dinheiro”. Falaram também do NC1200C, “uma enorme máquina quadrada construída por japoneses e capaz de projetar imagens digitais e a três dimensões em ecrãs de 4 e 12 metros.” Comprada há 3 anos, esta máquina foi novidade no Alentejo em matéria de cinema digital, só mais tarde se seguindo, na sua aquisição, outros concelhos.
O DeCampoMaior também já tinha falado do cinema, em janeiro deste ano, e mesmo não gostando de reposições deixo-vos com o post publicado na altura.

Há muitos, muitos anos…

Começam assim muitas histórias, muito contos, muitos filmes…Hoje é de filmes que vos falo. Há muitos, muitos anos o cinema De Campo Maior era visto onde hoje está o Museu Aberto. Para se entrar na sala onde o filme era projetado tinha-se que passar pelo mercado que, se fosse sábado, teria tido nas suas bancas peixe e fruta fresca. O filme era projetado numa tela branca marfim e os bancos tinham o conforto da madeira. Devo lá ter visto todos os do Bruce Lee e uma boa parte dos do Bud Spencer. A promoção era feita com pequenos cartazes, que pouco mais teriam que o tamanho A4, e estavam colocados em locais, hoje insuspeitos, como a montra da farmácia. Quem explorava o espaço era uma senhora loura e o marido, que durante o dia também faziam a promoção com um carro de cujos altifalantes saia uma frase que muitos recordarão: “Hoje filme no cinema centrali”. Reencontrei a senhora loura com o marido num destes verões que se projeta ao ar livre no Palácio Visconde d’ Olivã. Gosto destas sessões ao ar livre, é quando visito o palácio, outro recanto bonito De Campo Maior. O projetor é velhíssimo e faz-se intervalo para mudar a fita mas já lá vi a moderna versão do Robin dos Bosques e um, não sei já qual, Pirata das Caraíbas. A senhora loura está igual mesmo após estes anos todos, parece que não envelhece, parece Dorian Grey que dá a sua alma para não envelhecer enquanto o seu retrato (projetor) envelhece cada vez mais. Muitos anos depois a dita senhora ainda esteve, com a mesma atividade, na Curpi. Também vi lá alguns filmes mas que agora não recordo.
Hoje o cinema De Campo Maior já é projetado com o moderno 3D o que nos coloca nas montanhas da Nova Zelândia ao lado de elfos e anões se estivermos a ver o Senhor dos Anéis ou ao lado de seres azuis se estivermos a ver o Avatar. A senhora loura já não está, quem é o responsável pela projeção é o Costa que, curiosamente, também parece não envelhecer…Querem ver que nos cinemas está a famosa fonte da eterna juventude que tanto procurou Ponce de León?

Sem comentários: