sexta-feira, 5 de julho de 2013

Fim de Temporada

Há um calor doentio mesmo nestes fins de tarde. Mas as esplanadas estão repletas de gente sedenta de conversas banais ou importantes. Há um ruído quente entre aqueles que, pouco a pouco, chegam após o término da jornada imposta pelo relógio.
Sento-me, só, em silêncio numa destas esplanadas algures na nossa vila. Peço uma cerveja que refresque a tarde deste Estio intenso. Uma vizinha minha, que me odeia visceralmente, passa em marcha apressada. Para que tanta teimosia? Porque querer ver-me como algo que não sou? Deve ser mais cómodo assim.
Vislumbro uma amiga que, após a segunda tentativa, estaciona no outro lado da rua. Senta-se junto a mim. Os seus olhos claros e sorriso aberto cúmplice iniciam uma conversa amena que dá mais tempero ao prato de caracóis acabado de aterrar na mesa.
- Devíamos escrever um blogue! – diz-me enquanto ajeita o cabelo cor mustang. Sorrio ironicamente.
As crianças no parque colocam os tons agudos e completam os graves que se notam nalgumas caras mais sérias. Há harmonia naquele quadro, tal como harmoniosa é uma colega de liceu que é agora professora, no nosso mesmo liceu, e que se dirige para sítio incerto mas, que com certeza, será a sua casa.
Ainda esbaforido, com as chamadas para o telemóvel, senta-se junto a nós um amigo e colega de trabalho. Conta-me as últimas, quer saber as últimas, viciados nós em acontecimentos de uma terra onde nada acontece.
Olha para a minha amiga desconfiado. Eles conhecem-se mas nunca se viram.
A minha vizinha, a que me torna infame, leva a filha, de carro, para o ballet.
Chega, finalmente, para fechar a mesa, a menos evidente destes quatro personagens. Senhora respeitável e respeitadora, vive de livros e entre livros. Com andar pausado e seguro senta-se na última aresta livre da mesa e pede uma água lisa e simples.

Não reconheço já o mundo, nem o que sou, o que é minha alma nem esta parte de mim. Sim, é preciso descansar. Vocês de mim e eu desta parte do meu ser que diz aquilo que penso.

2 comentários:

Arresvalhei disse...

Está um calor... Então e as listas do PS à nossa autarquia? "Desque" está tudo igual. É assim mesmo! A equipa que ganha não se mexe! Gosto muito do Sérgio Bicho! Viva ele!

Telémaco disse...

Sobre a Raya Jovem, Eça de Queirós, nos finais do século XIX, escreveu:

"Um sopro grosseiro de desordem reles passava sobre o hipódromo, desmanchando a linha postiça de civilização e a atitude forçada de decoro."

E pronto... É isto!