segunda-feira, 17 de junho de 2013

Tempo de Antena

Da televisão diz-se que é a caixa que mudou o mundo. Penso que a denominação é apropriada. À televisão estão associados os maiores eventos da humanidade. A chegada do homem à lua, jogos olímpicos, mundiais de futebol e tragédias humanitárias são transmitidas via televisão ficando, cada um de nós, com uma janela para a realidade. O evento televisivo com mais audiência talvez tenha sido o 11 de setembro. Osama Bin Laden, sabedor do poder da televisão, rebentou uma das torres e quando todos estavam de olhos na “caixa” rebentou a segunda. Tudo preparado, tudo meditado, tudo mediatizado…
Antes de Osama outros políticos e líderes mundiais tinham já percebido o poder da televisão. Hitler quis transmitir os jogos olímpicos de Berlin para mostrar ao mundo a superioridade da raça ariana…e o mundo viu Jesse Owens, um negro, levar 4 medalhas. Francisco Franco também falava pela televisão e até o “nosso” Marcelo Caetano tinha as suas “Conversas em família”. Hugo Chavez aparecia em todos os canais simultaneamente e John Kennedy ganhou as eleições a Nixon num debate televisivo.
Pois bem, enquanto na Grécia, se fecha a televisão pública, os portugueses candidatos às eleições autárquicas criam os seus próprios canais através do Meo Kanal. Atrás desta intenção está, obviamente, um maior tempo de antena e um contacto maior com os eleitores. Mas também há a intenção de reduzir o papel levando a campanha a ser cada vez mais digital e a custos mais reduzidos. Televisão, redes sociais e blogues(!) são cada vez mais os instrumentos de candidatos a presidentes de câmara e de juntas de freguesia. Se a moda pega por cá…

13 comentários:

Dr Estranho Amor disse...

Jack, essa história do MEO Kanal não deve ser desaproveitada. É um nicho de mercado fantástico para que a mensagem dos nossos dirigentes políticos possa chegar à população. Já posso imaginar o que seria a programação de um Kanal Campo Maior:

8.30: “O Tempo”. Francisco Fonenga apresenta a previsão metereológica que prepara segundo os mais avançados meios tecnológicos: um calo no dedo mindinho do pé esquerdo.

9.00: “O Trânsito”. Desde o Mártir Santo, Siripipi Alentejano informa sobre o tránsito automóvel na vila. Também informa sobre o trânsito de aves em direcção ao norte de África.

9.30: “Programação Infantil”. O jovem apresentador Alexandre Florentino brinca aos amigos imaginários e tenta construir, com a ajuda dos petizes, um orçamento participativo.

10.30: “Café da Manhã”. Programa em directo desde a Pastelaria do Isidoro com a presença de várias funcionárias da Câmara.

11.15: “ No Faisão com os Tachos”. Programa de culinária apresentado por João Camel, onde são revelados os segredos mais saborosos dos pratos da pequena política local. O convidado de hoje é Pedro Morcela.

12.30: “ O Dom da Palavra”. Durante 30 minutos Sérgio Bicho discursa sem respirar e sem dizer nada coerente para nos elucidar sobre as maravilhas da oratória.

13.00: “Jornal da Uma”: Jack, The Ripper apresenta o noticiário segundo o método Goebbels.

14.00: “ “E de repente virei Presidente da Junta”. Série juvenil protagonizada por Anselmina Caldeirão que narra as aventuras e desventuras de uma jovem que de um momento para outro se transforma em política local.

15.00: “Passeios na Marina”. Documentário onde Ricardo Pinheiro nos leva num tranquilo passeio de bicicleta por ciclovias até à Marina da Barragem, programa onde nos mostra a obra realizada.

16.00: “Horas Extra”. Telefilme série B sobre os meandros dos tribunais. Protagonizado por João Burrica.

18.30: “ A Ora Coltoral”, programa sobre “coltura”, apresentado por Isabel Raminhas e Ana Golaio.

19.30: “Campo Maior em Directo”. Ao vivo desde a esplanada do Paródias vemos o fervilhar da vida social campomaiorense.

20.00: “Jornal da Noite”. Apresentado por Jack The Ripper, com notícias requentadas.

21.00: “Quem que ser Milionário”. Concurso apresentado por Rui Pingo onde os quatro concorrentes são Rui Pingo. Há prémio garantido.

22.00: “Águas Turbulentas”. Novela venezuelana sobre corrupção na gestão de uma Piscina Municipal. Dinheiro, Poder, Intriga, Sexo…(não, sexo não)….

23.00: “Horizontes do Passado”. Documentário histórico apresentado pelo Professor Galego sobre as origens das palavras “Daquenada” e “Ontiagora”. Óptimo sedativo para quem sofre de insónias.

24.00: “ Muacho Vs Hermenegildo”. Filme de terror para que o dia tenha o final que merece.

Anónimo disse...

muito bom!!!!!

Anónimo disse...

Esse senhor Estranho Amor está sempre no contra Eu queria vê-lo no poleiro para ver o que fazia. Os que ele goza são gente séria que trabalha por Campo Maior coisa que ele duvido alguma vez tenha feito. Respeite as pessoas para que o possamos respeitar a si.

Anónimo disse...

Quem quer ter um blog sério não devia publicar essas alarvidades do sr Estranho Amor. Mas vocé é que sabe que tipo de blog quer: um blog sério ou um onde são permitidos os insultos e o achicalhamento das pessoas.

Anónimo disse...

Ai que ela ficou "sentida" !

Jack The Ripper disse...


Boa noite,

Penso que um pouco de sátira e de humor não faz do blogue mais ou menos sério. Também eu fui visado!

Anónimo disse...

Mas que coisa tão linda... isto sim é uma escrita bonita de se ler... tal é tanta gente sem fazer nada!!!Pena mesmo é que só os criticos fazem muito, por Campo Maior.
Obrigado também por me ter citado neste belo Kanal televisivo.
Aquele abraço, e um beijinho

Jack The Ripper disse...


Se têm tantas certezas venham ter comigo para podermos conversar. Fica bem. Boa noite

Anónimo disse...

Andam todos muito nervosos e já nem uma brincadeira aceitam!!! Arre que não aprendem!!!

Anónimo disse...

Um programa diferente.
O bom humor faz falta e só existe para pessoas inteligentes.

Anónimo disse...

Aproximam-se as eleições autárquicas e Campo Maior está necessitado de um pouco de ironia politica que serve ao mesmo tempo para a critica construtiva e de certa forma este " tempo de antena" pode ter incomodado muita gente porque "realmente" (como diz o comendador)são verdade e pode ser que este seja o impulso para o encostar de boxe de algumas pessoas" Ainda assim gostava de fazer um reparo e neste programa acho que se deveria abrir um tempo para um programa chamado "a hora de João Burrica" assim como existe a de Sócrates na RTP1 ambos foram grandes derrotados e voltaram para nos atormentar com "mais do mesmo" é verdade também que houve algumas infelicidade nas promessas da campanha e a marina é o maior exemplo disso , mas há mais !
Só tenho a Agradecer o momento de boa disposição causado.
Vemo-nos por ai !!!

Jack The Ripper disse...


Caro Arresbalhei,

Não deixo de concordar com o que diz mas por colocar nomes próprios não posso publicar o seu comentário. É com tristeza que o faço.

Volte sempre

Zé da Rosa disse...

A marina é munto boa! É uma bela obra que tá ali. Pra mim só tem um defeto: na tem uma vereda que faça a ligação directa ao meu bataclam. É certo que há carros que já sabem o caminho de cor mas as minhas meninas, de vez em quando, gostam de apanhar a brisa marítima. É munto agradável. Às vezes corre um fresquinho. O Chico Chorão devia de meter ali uma baiúca pra vender gilaus. Há munta gente que vai ali a andar. Pois! Agora vem aí o verão! E há pessoal que se balda, fica sentado porque não quer gastar as energias para a campanha. Nem comem um gilau porque, dizem, não querem gastar a língua. Estava à espera que a marina desse emprego a munta gente, para não ser só eu a criar postos de trabalho ali naquela zona. Faz falta ali um guia turístico que saiba falar o brasileiro e o espanhol. Bem, vou-me a ver das sopas. Mas ainda tenho de dar de comer a umas cabrinhas que tenho no quental. Saúde!