quarta-feira, 1 de maio de 2013

A Festa de ter Trabalho


Já aqui vos falei da frase “O Trabalho Liberta”. Era uma divisa escrita na porta de acesso a muitos campos de concentração alemães. A frase, cínica, encerra uma bizarra ironia.
Não falemos do holocausto mas sim de ironias. A festa do 1º de Maio consagrada ao dia do trabalho e dos trabalhadores teve origem em manifestações, realizadas em Chicago, onde se reivindicava a redução da jornada de trabalho para 8 horas. Estávamos em 1886. Mais tarde, na reunião da segunda Internacional Socialista, celebrada em Paris, decidiu-se convocar uma manifestação anual no 1º de Maio como homenagem a essas reivindicações de Chicago.
Atualmente, a mudança constante a que somos sujeitos, seja por motivos tecnológicos, seja por motivos sociais leva a que até o conceito de trabalho se tenha reinventado. Tablets e Smartphones tornam a jornada de trabalho, virtualmente, em 24 horas por dia. É uma ironia que se celebre a redução da jornada laboral.
Mas há outras ironias mais odiosas atualmente, não tão macabras como as dos campos de concentração, mas igualmente bizarras. É o fator trabalho que tem suportado o fardo da atual crise seja pela via da penalização sob a forma de impostos, seja pela precariedade e insegurança a que todos estão sujeitos. E a ironia é que o fator trabalho não fez nada para causar a atual crise mundial. Lembro-me do filme de Sydney Pollack sobre a grande depressão nos anos 30 “Os cavalos também se abatem” ou a história de como as pessoas transformam outras pessoas em não pessoas. Outra ironia!
Off-topic- No passado mês de Abril o DeCampoMaior teve o seu melhor mês de sempre, em termos de visitas. Foram mais de 2700 visitas. A todos os que têm a paciência e o hábito de me ler, aqui no DeCampoMaior, o meu profundo agradecimento!

1 comentário:

Helena Cardoso disse...

Obrigada pelo blog!
Bons dias e belo trabalho:)