segunda-feira, 15 de abril de 2013

A Baleia 52 Hz

Um gigante marinho conhecido como “Baleia 52 Hz” corre o risco de viver o resto da vida sem encontrar uma companhia. Na imensidão do Oceano Pacífico existe uma baleia que, ao contrário de todos os outros indivíduos da sua espécie, comunica em frequências de 52 Hz enquanto todas a baleias azuis o fazem em frequências que oscilam entre 15 e 25 Hz. Os cientistas acreditam que é devido a uma malformação desta baleia e o resultado prático disto é que não comunica com indivíduos da sua espécie. O seu lamento ecoa pelo mar, mas como é inaudível mas ninguém lhe responde.
Quando se homenageia uma pessoa que durante a sua vida trabalhou arduamente, que soube superar imensos obstáculos numa região desfavorecida, que soube inovar quando ninguém sabia o que isso era e que soube partilhar o seu êxito com a sua comunidade o que apenas mais se pode pedir é que todos entendam a sua “frequência”.
Porque mais importante que ser visto na festa de homenagem ou ficar bem na fotografia, o que importa mesmo é que os valores sejam transportados um pouco por todos nas suas atividades diárias. Aqui é que está a chave da questão mais do que marcar uma presença amorfa enquanto se olha para banalidades como o vestido ou o penteado daquela lá do escritório. Se assim não for corremos o risco destas pessoas serem casos únicos e solitários como o caso da nossa amiga “Baleia 52 Hz”.

7 comentários:

Anónimo disse...

Permito-me, mais uma vez, felicitá-lo pelo seu post. Na verdade é confrangedor constatar o bafio de tanta bajulação, a quem o direito próprio confere a dignidade de um grande homem.
A homenagem só tem significado, se se conseguir acompanhar a visão futura do homenageado, nomeadamente os projectos no trabalho e na inovação, com o único intuito, de criar postos de trabalho. Aliás, foi sempre essa a idéia que presidiu à sua maneira de estar na vida.
Mostrar-se, passear fatos, gravatas, vestidos, penteados é fazer de conta e pior, tudo fazer para manter a inércia, ganhando o que não merecem.
A "chave", permeia com justiça, mas devia penalizar que a entregou.
Muito bem Jack the Ripper!

Anónimo disse...

Foi uma homenagem mais do que merecida. São poucos os que entendem o "Fenómeno Rui Nabeiro." Não me vou estender muito sobre este assunto. Acho que são poucas as palavras para descrever o que este Senhor é para a sua terra e para os seus conterrâneos. Apenas digo que mais do que uma simples presença (para alguns, enfadonha) numa homenagem, é preciso ter valores. E, para os que lá trabalham, a melhor maneira de homenagearem este Senhor, é ter um compromisso com empresa, respeitar o trabalho, respeitar o outro, ser humilde. São estes os valores de Rui Nabeiro e são estes valores que deviam imperar. Que Deus lhe dê muitos anos de vida e que continue a dar-lhe a sabedoria que tem tido até aqui.

Anónimo disse...


Jack,

A genialidade com que enquadra os temas e liga temas tão diferentes também deveria ser homenageada.

A assembleia municipal deveria atribuir-lhe um premio por este trabalho continuo que é este blog dedicado a esta terra

Anónimo disse...

É o maior !!! Mais 50 em Portugal como ele e tudo seria diferente....
Campo Maior não sabe - ainda - dar valor ao Homem que tem entre si....Bajulação ?? Não.Simplesmente constatação de uma verdade indesmentível.

Jack The Ripper disse...



Obrigado por estas palavras mas não quero prémios.
Apenas gosto De Campo Maior e do prazer da escrita

Anónimo disse...

Mais do que justa as homenagens que lhes foram feitas em diversas ocasiões ao senhor Comendador Rui Nabeiro.
Terá sido este o momento mais indicado para o Presidente da Câmara proceder à referida homenagem?
Será que o senhor presidente se vai lembrar de homenagiar instituições da nossa terra com grandiosa obra social? Possivelmente nem conhece.
Será que o senhor presidente apenas tenta colher frutos para o próximo ato eleitoral.
Se assim é, aprendeu muito em tão pouco tempo de politico.

Anónimo disse...

Já dizia Antero de Quental que "a poesia é a voz da revolução."

É uma afirmação que pode ser abrangente. O gosto pela escrita e a partilha dessa arte para exprimir seja o que for têm um poder enorme na sociedade. Sempre o tiveram! Tanto que, os regimes totalitários censuram esta arte devido ao seu poder.

O teu blogue denuncia e educa. É preciso educar o povo. E isso é um trabalho que nunca será em vão. Mesmo que poucos se deixem educar. É alguma coisa. Por muito invulgar que seja. Porque o Sr. Rui é uma pessoa invulgar. Por tudo. Por todos. Com defeitos. Com muitas virtudes que cobrem os defeitos. Presente. Sempre. Com dois braços. Com mil braços.