sexta-feira, 12 de abril de 2013

De Versailles ao Largo do Barata


Joana Vasconcelos é um caso raro de sucesso português, num meio tão difícil como a arte. Tem aquele ar de menina traquina e irreverente. Tem um pouco da Mafalda de Quino. Joana Vasconcelos foi a primeira mulher a expor em Versailles e a exposição foi a mais visitada dos últimos 50 anos. A exposição lidera a lista das mais visitadas, que inclui uma sobre o faraó Tutankamon (1,2 milhoes de visitantes em 1967) e a da coleção Barnes em 1993, que foi visitada por 1,15 milhões de pessoas. E chocou o absoluto Versailles quando uma das suas peças, “A Noiva”, estava composta por tampões. E se Versailles já foi casa de Rei Absoluto, o Rei Sol tal como era conhecido Luís XIV, teve que assistir a mais esta revolução. Agora a exposição transfere-se para o Palácio da Ajuda e com certeza poderão ser vistas as suas peças mais emblemáticas, algumas delas reinventando símbolos nacionais ou tradições como uma colcha de croché gigante com que enfeitou a ponte D.Luís no Porto.
Por cá, se também quiserem reviver tradições e visitar um museu, sugiro o Lagar Museu situado no Largo do Barata. As entradas são gratuitas para os residentes e tem o seguinte horário: Verão: de quarta a sábado horário continuo das 10 as 18, domingos e terças das 10 às 13 e das 14 às 18. Encerra às segundas feiras.
Foi inaugurado a 25 de abril de 2005 e mais do que peças relevantes pretende mostrar o funcionamento de um lagar em meados do século XX, já que foi ali o lagar do Visconde d’Olivã. Passem por lá e visitem os museus da nossa terra!

Sem comentários: