segunda-feira, 25 de março de 2013

A Biblioteca do Tio Patinhas

Ela não sabe mas sempre que passo por ela sinto uma grande inveja. Estar todo o dia rodeada de livros deve ser uma sensação próxima à que o Tio Patinhas sentia quando mergulhava no dinheiro da sua caixa forte.
Vocês não sabem mas “ela” é a Fátima Lopes, trabalha há 25 anos na Biblioteca Municipal e respondeu a algumas perguntas que o DeCampoMaior lhe formulou.
Neste tempo passaram pela biblioteca municipal inúmeras atividades, algumas delas ainda hoje ali se mantendo: workshops, encontros de escritores, encontros de ilustradores, Feiras do Livro, ateliers de artes plásticas entre outras.
Com um horário, no período letivo das 10.30h – 12.30h; 14h – 19h de 3ª feira a 6ª feira, sábado das 10h às 13h e durante as interrupções letivas das 9h-12.30h ; 14h -17.30h, de 2ª a 6 ª feira a biblioteca tem maior procura nos livros infantis, romances, contos e livros de estudo tendo na população escolar a sua maior audiência.
A Biblioteca Municipal de Campo Maior pertence à rede nacional de Bibliotecas Públicas, RCBP - Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas. Foi inaugurada em 25 de Abril de 1992, tendo aberto ao público a 13 de Maio do mesmo ano. É uma BM3,obedecendo às normas estabelecidas no contrato – programa, apresentando as seguintes valências: Receção, Secção Infanto- Juvenil, Hora do Conto, Secção de Adultos, Obras de Referência, Periódicos, Fundo Local, Secção Audio-visual, Depósito, Livro Antigo (séc. XVI, XVII,XVIII), Arquivo Histórico, (Campo Maior e Ouguela). Possui uma Sala de Leitura, uma Sala Polivalente e gabinetes de trabalho.
Quis saber qual o libro preferido da Fátima Lopes. Apesar de dizer que a resposta era difícil apontou “O Principezinho” como um livro que a marcou profundamente. Cá para mim este deve ser como a moedinha número um tal como a do Patinhas. O DeCampoMaior apela a que passem pela biblioteca e aproveitem a enorme riqueza de conhecimento que lá existe!

5 comentários:

Anónimo disse...

Maior do que a ignorância, só a ostensiva arrogância dos que a exibem como se uma grande virtude se tratasse...
Mas como ser o ser tolo não causa dolo...e como ser parvo, nem sequer dói...
Para quem bibliotecas não passam de tretas, tudo isto deve ser uma grande chatice.
Venham mas é de lá uma intrigalha para entreter a maralha!

Jack The Ripper disse...




Keep Calm and Read DeCampoMaior Blogue

Anónimo disse...

Jack The Ripper
Eu pensava que era português!
Escreva na sua língua, não se esconda. Dê provas de isenção!

Jack The Ripper disse...




Ok eu digo

Tenham calma e leiam o DeCampoMaior Blogue

João Paulo disse...

Concordo plenamente!

Apenas uma rectificação, a Biblioteca Municipal de Campo Maior é uma BM1, ou seja, Biblioteca Municipal - tipo 1, basta seguir o link para compreender - http://www.iplb.pt/sites/DGLB/Portugues/bibliotecasPublicas/programaBibliotecas/Documents/ProgramadeApoio2009.doc)

E já agora nunca é demais publicitar o que diz o Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas:

"A biblioteca pública – porta de acesso local ao conhecimento – fornece as condições básicas para a aprendizagem ao longo da vida, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural do indivíduo e dos grupos sociais.

"A biblioteca pública é o centro local de informação, que torna prontamente acessíveis aos seus utilizadores o conhecimento e a informação de todos os géneros.

Os serviços da biblioteca pública devem ser oferecidos com base na igualdade de acesso para todos, sem distinção de idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua ou condição social."

Bem hajam.