segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Back to Basics


No âmbito empresarial, quando tudo parece não estar bem e parece haver algum desnorte estratégico não há nada melhor que efetuar um exercício simples: quais os principais objetivos? Qual a razão de ser da organização? Os processos que suportam estes objetivos estão a funcionar bem? Simplificando o pensamento podemos encontrar respostas…os americanos chamaram-lhe “Back to Basics”.
Esta semana numa entrevista ao Expresso, Henrique Granadeiro propõe algo semelhante mas para o setor agrícola. “Temos que pensar no desenvolvimento da fileira agrícola não apenas como produtores de matérias-primas, trigo, cevada, aveias, milho, soja…temos de transformar as uvas em vinhos, o tomate cru, que estamos a exportar para ser transformado em Espanha”. Parece simples. Propõe que sejamos responsáveis por mais áreas da cadeia de valor. Por sinal este conceito de cadeia de valor introduzido por Michael Porter no tempo que Cavaco Silva era primeiro ministro.
Já tinha desconfiado deste piscar de olho à agricultura quando se voltou a falar, com saudosismo, do programa TV Rural apresentado pelo Eng. Sousa Veloso. Agora constata-se que foi um erro desmantelar a frota pesqueira e não semear a terra. É a volta ao campo e a volta à agricultura…Back to Basics…e como diria o Eng. Sousa Veloso "senhores tele-espectadores despeço-me com amizade até ao próximo programa"

Sem comentários: