segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O primeiro dia de Escola


Começa hoje, por todo o concelho de Campo Maior, mais um ano lectivo. Como em quase todos os anos lectivos de que tenho memória há contestação dos professores. Ameaça fazer-se ouvir cada vez mais alto e para isso não ajuda que Nuno Crato diga ao semanário Sol que há professores a mais. Para completar as novidades temos turmas maiores, multas para os pais, exames no 4º ano e redução do número de escolas.
Não me vou debruçar sobre estes temas prefiro antes falar do primeiro dia de escola.
Há dias que são marcantes na vida de um indivíduo. Um desses dias, foi para mim, o primeiro dia de escola. Num ambiente que estranhei mas depois entranhei a professora foi chamando um a um todos os da turma.
Nesse tempo os alunos não tinham estatuto, quem tinha estatuto era a professora …era intocável! Também intocável e indiscutível era o crucifixo e a oração que era realizada à entrada e à saída. Lembro-me que houve uma colega que, no início, chorava porque não queria ficar…lembro-me que chorei no fim porque não queria ir embora! Lembro-me dos meus colegas, ainda hoje, sentados nas secretárias. Lembro-me dos que ainda hoje conheço e guardo amizade…um gnr, um engenheiro, um gerente bancário, um fiscal de obras e penso também em alguns que não sei onde estarão…Lembro-me…que se pudesse voltava a aprender tudo outra vez!

Sem comentários: