quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Austeridade…sem limites!


Deixei, propositadamente, passar algum tempo desde que as novas medidas de austeridade foram anunciadas para ler, observar e pensar sobre as diversas reações de todos os setores da sociedade portuguesa.
Penso que o primeiro sentimento e também o mais generalizado foi de surpresa. Surpresa porque começava a haver uma crença que a troika podia flexibilizar as exigências nomeadamente as do défice orçamental para prazos mais alargados. E a troika até cumpriu, e se é verdade que não deu mais dinheiro, era um justo prémio ao bom aluno e ao exemplo de ajustamento da sociedade portuguesa.
Mas o governo não o entendeu assim e lançou uma sobrecarga às famílias portuguesas, ao factor trabalho e à classe média nunca antes vista. A medida é brutal – aumento da TSU para os trabalhadores em troca de redução da dos empresários.
Mas com esta medida o governo arrasa também com um bem inestimável – o consenso social. Havia a crença de que poderíamos sair disto juntos mas afinal vemos que estamos separados. Muitas vozes dentro do partido do governo se levantam contra estas medidas mas, pior ainda, muitos empresários também, como Pires de Lima que pretende propostas alternativas à da Taxa Social Única. Resolver o tema da competitividade apenas reduzindo salários não é solução…não sou eu que digo é um senhor chamado Abele Selassie que é chefe da missão do FMI…em Portugal!

Sem comentários: