quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Maracanaço!


A origem é brasileira, a adaptação é espanhola…passo a explicar!
Em 1950 disputou-se, no Brasil, o Mundial de futebol. Todos sem exceção davam a vitória do Brasil como certa. A confiança era extrema de tal forma que a festa brasileira tinha começado antes do próprio jogo. Como se não bastasse aquele Mundial era disputado num quadrangular final e para o Brasil bastava o empate.
Naquela tarde de 16 de Julho, o samba começou cedo a soar e mais ainda quando Friaça fez o 1-0 para o Brasil. Nem mesmo quando Schiaffino empatou a “torcida” deixou de acreditar na vitória do Brasil. Mas o escândalo sucedeu aos 79 minutos quando Ghiggia virou o resultado para o Uruguai. O Maracanã gelou e nos últimos minutos havia um silêncio ensurdecedor. O Uruguai tornou-se campeão do mundo e o Brasil teve que esperar, mais 8 anos, pelo Mundial da Suécia para, já com o rei Pele, tornar-se pela primeira vez campeão mundial. Quando a poeira assentou vieram as teorias que a equipa do Brasil não seria assim tão boa e que os escolhidos nem seriam os mais merecedores da titularidade.
Depois deste facto, e sempre que há uma vitória imprevisível, é usual designar-se por Maracanaço. A expressão também extravasou o âmbito desportivo e aplica-se ao quotidiano da sociedade e das pessoas. Quem é que nunca teve algum Maracanaço por excesso de confiança ou por a sua equipa não ser a melhor para travar esta ou aquela batalha? Fica o aviso…atenção aos Maracanaços…eles acontecem mesmo quando os adversários são fracos!

3 comentários:

Anónimo disse...

Maracanaço….

Estão a derrubar todas as árvores no campo de futebol em Degolados…
Abaixo a cultura, e o ambiente. Viva o crime …


Anónimo disse...

tsciablenamtOpeLodKingCaro amigo Jack
Com alguma regularidade, mas sem comentar navego pelos Blog´s que discutem a problemática da nossa terra, a subtileza com que a maioria dos temas são tratados revelam medo, falta de acutilância e objectividade no presente. O que esta a contecer em Degolados é no minimo de pasmar, Degolados não tem, nem nunca teve tradição na prática desta modalidade "o futebol" que me recorde em 83 anos de vida da UFD, em apenas cinco anos participaram nos campeonatos Distritais. Presentemente nenhuma Associação local se dedica á pratica, mas vão ser investidos milhares de euros para satisfazer caprichos e desvaneios politicos, na construção de um suposto sintético que enferma desde já na sua construção. Pergunto, que fundamento tem este investimento numa epoca de crise? Será este um dos anseio dos Degoladenses? Que avaliação faz o executivo das reais necessidaes e prioridades de uma população? Será esta uma forma consciente de gerir dinheiros publicos e estabelecer prioridades de investimento no nosso Concelho. Diria eu na minha modesta opinião, que não, mas quem manda, manda bem.

carlos disse...

caro anónimo das 08.40
sinto isso de que fala como uma preocupação própria.
Gostaria de deixar aqui o apelo/desafio ao administrador do blog para que se debruce sobre este assunto num próximo post.