segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Onde as Ruas têm Nome – Parte II


Dando sequência ao post da semana passada sobre o nome das ruas De Campo Maior, faço deste a sua segunda parte, novamente agradecendo ao Dr. Francisco Galego estas magníficas pérolas de Campomaioralidade.
Assim algumas ruas como do Poderoso (o povo passou a dizer Pedroso), de Ramires, de Cigano, das Pereiras, invocam provavelmente o nome de personalidades ou de famílias notáveis da terra que nelas residiam.
Já aqui falei da Praça Velha, pois bem, do nome desta resultava o da rua que lhe dá acesso pela parte Norte, a Rua da Praça, que também se chamou Rua da Cadeia por ficar no cimo dela a prisão municipal. Esta terminava nos Cantos de Cima em contraposição aos Cantos de Baixo que eram ligados por uma rua e um terreiro chamados da Misericórdia devido à antiga localização desta instituição.
Um acontecimento que marca a toponímia campomaiorense foi a publicação da Lei da Administração no reinado de D.Luís. Segundo esta lei, Campo Maior deixaria de ser sede de concelho passando a estar anexado a Elvas. O povo revoltado entrou em greve e após intervenção do Rei D.Luís a lei foi revogada. O povo reunido em comício para comemorar, aprovou a proposta de mudar o nome de algumas ruas para homenagearem alguns dos que intervieram na luta pela salvação do município de Campo Maior: Rua da Canada – Rua 13 de Dezembro (data da greve); Rua da Costanilha – Rua do Conde de Ávila; Largo da Carreira – Largo dos Carvajais; Rua Tenente General – Rua do Visconde de Seabra; Terreiro da Estalagem – Largo do Barata; Terreiro da Misericórdia – Largo Barão de Barcelinhos; Rua Direita – Rua Direita da Comissão. Vemos-nos por aí…numa destas lindas Ruas!

Sem comentários: