quarta-feira, 23 de maio de 2012

Nova Moeda Social


É uma experiência realizada em Tarragona e em Santa Coloma de Gramanet. Trata-se da introdução de uma moeda social, paralela à oficial, e que se destina a servir no comércio que adira à iniciativa e desta forma aumentar o poder de compra das famílias mais afetadas pela crise.
O processo consiste em colocar a circular os “ecos” (assim se chama a nova moeda)  pelas famílias mais desfavorecidas. Estas por sua vez comprarão os produtos no comércio local evitando que a moeda se disperse e favorecendo o comércio de proximidade.
Ironia? Sim talvez…Mas quando uma moeda aparece tão fragilizada como o Euro estando aquém dos seus objetivos ter uma moeda paralela parece ser a solução.
No entanto, há quem não concorde afirmando que estas medidas são simpáticas mas insuficientes faltando verdadeiras reformas estruturais. Também concordo! Mas a ideia aí está para quem a souber aproveitar!

7 comentários:

Anónimo disse...

Vai ser implementada em Campo maior, é precisamente o "Maior". quando da abertura da Loja Social.

Jack The Ripper disse...

Venho mais uma vez reiterar a intenção do DeCampoMaior não publicar comentários que atentem contra o bom nome de ninguem.
Neste caso, e agora falo, para quem enviou o comentário que o post até estava engraçado e seria publicável se não fosse a última parte

Anónimo disse...

Caro Jack, o senhor é que sabe. Espero que se tenha deleitado com a alegoria. Por falar em alegoria, acho que o problema é esse: fazendo uma breve abordagem à "Alegoria das Cavernas", de Platão, penso que se vive na escuridão.
Abraço!

Anónimo disse...

O "Maior"? E como será a coroa? A bandeira da "Leal e valorosa Vila de Campo Maior" ou o símbolo da Delta Cafés?

Anónimo disse...

Se não existisse a Delta Cafés, se calhar nem estavas aí a escrever baboseiras.....

Anónimo disse...

Para o anónimo que mencionou a alegoria da caverna acredita que no paraíso do Alentejo tão farto e cheio como é esta "rica" vila conseguem perceber a alegoria da caverna'Como se apenas se deslubram com as sombras...

Anónimo disse...

De fato foi a empresa mencionada que ensinou as pessoas a ler e a escrever,eu até acredito que se não fosse a empresa mencionada nem seriam "pessoas"apenas seres...de discutível classificação no cinco reinos de classificação dos seres vivos.A não ser que fossem vírus...