Nas nossas escolas ensina-se para os testes e aprende-se para os testes. Não se avalia o que se aprende, aprende-se para ser avaliado. A poucos alunos passa pela cabeça o que “não vai sair para o exame”. A poucos professores passa pela cabeça ensinar mais do que isso. São as notas e não o conhecimento que interessam.
Nuno Crato, tal como qualquer ministro da educação apresentou a sua reforma curricular. E apresenta como prioridade a ênfase no exame. Os testes de aferição no final do 4º ano passarão a ser exames e a valer 30% da nota.
Confesso que gosto da medida, vai contra o facilitismo, no entanto, que se cuide também que o importante não é o exame em si, mas sim os conhecimentos que um aluno deve ter no fim do primeiro ciclo.
Alguns, mais antigos, dirão que antes a 4ª classe valia mais que alguns cursos de agora. Nada mais errado, continuámos a ser um pais atrasado com essas famosas “Quartas classes” e nenhum pais da Europa tem exames no 4º ano de escolaridade.
Mais discutível é a possibilidade dos alunos bons serem afastados dos maus. Isto pode criar mais desequilíbrio social. Por isso tenha-se atenção aos conteúdos e ao conhecimento pois corremos o risco de começar a selecionar ainda antes de se ter ensinado realmente alguma coisa.
Nuno Crato, tal como qualquer ministro da educação apresentou a sua reforma curricular. E apresenta como prioridade a ênfase no exame. Os testes de aferição no final do 4º ano passarão a ser exames e a valer 30% da nota.
Confesso que gosto da medida, vai contra o facilitismo, no entanto, que se cuide também que o importante não é o exame em si, mas sim os conhecimentos que um aluno deve ter no fim do primeiro ciclo.
Alguns, mais antigos, dirão que antes a 4ª classe valia mais que alguns cursos de agora. Nada mais errado, continuámos a ser um pais atrasado com essas famosas “Quartas classes” e nenhum pais da Europa tem exames no 4º ano de escolaridade.
Mais discutível é a possibilidade dos alunos bons serem afastados dos maus. Isto pode criar mais desequilíbrio social. Por isso tenha-se atenção aos conteúdos e ao conhecimento pois corremos o risco de começar a selecionar ainda antes de se ter ensinado realmente alguma coisa.
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