segunda-feira, 16 de abril de 2012

Sintam o aroma das flores enquanto puderem!

Numa das minhas deambulações pela vila decidi meter o nariz no Museu de Arte Sacra. Este museu é constituído, na sua maioria, por peças originárias de igrejas do concelho.
É um património valiosíssimo aquele que os campomaiorenses têm ali com peças bastante antigas. No entanto, há muitas peças em avançado estado de degradação e necessitariam de caros restauros.
A gestão do museu é partilhada pela câmara e diocese de Évora e com certeza, chegando a crise a todo o lado, mesmo a terrenos divinos, não haverá disponibilidade orçamental para tais gastos. Mesmo assim, há uma forma de os campomaiorenses valorizarem aquele património, e não custa nada…basta ir visitá-lo e apreciá-lo enquanto podem.
Se como diz o secretário de estado da cultura o património vai ser a nossa maior riqueza aquele que ali está pode esgotar-se degradando-se... por isso…smell the flowers while you can!

1 comentário:

Ariadne Oliver disse...

Caro Jack,
Que coincidência !
Estive há pouco tempo no Museu de Arte Sacra com o meu amigo Hercule Poirot, no intuito de investigarmos sobre o assunto.
Quão tristes e indignados devem estar todos os Santos com esta situação degradante!
Uma das soluções seria solicitar ajuda aos Deuses do Olimpo implorando uma sessão de “ecumenismo sacro”!
Bem sei que as minha ideias nem sempre têm um final acertado, mas pode ser que os céus abram uma excepção e salvem este nosso património.