quarta-feira, 14 de março de 2012

Todos para o Centro Cultural e em força!

Os Centros Culturais, Coliseus, Casas de Cultura e outros sucedâneos são exemplos de obras, que um pouco por todo o país, presidentes de câmara imitaram uns de outros. Também poderíamos falar das rotundas e das feiras medievais mas hoje é o Centro Cultural que me ocupa. Quem estacionar no parque do centro de saúde e olhar os dois edifícios conseguirá perceber a prioridade dos gastos públicos do país nas últimas décadas. Verá com certeza o défice, não só o défice público mas também o défice de bom senso. Mas se está feito…feito está! O que se pode fazer agora? Pois aproveitar o melhor possível. A anterior vereadora da cultura criou, e bem, várias atividades que colocaram muitos campomaiorenses a “mexer”, falo da dança , falo do teatro , falo do ballet! A atual procurou dar-lhe continuidade mantendo as atividades anteriores e acrescentando as aulas de guitarra. Estas atividades conseguem que algumas dezenas de campomaiorenses aproveitem aquele espaço. Mas podemos fazer mais? Sim, podemos! É desolador o aspeto de muitas sessões de cinema com a plateia repleta de…ausentes. E não digam que os filmes não são atuais porque são, normalmente, acabados de estrear. Mesmo com Badajoz aqui ao lado vale a pena assistir a um filme em versão original e não dobrado. E o que dizer do teatro, que tem em Março o seu mês? Pois bem, podemos e devemos aproveitar melhor o Centro Cultural. Por isso, todos para o Centro Cultural e em força!

5 comentários:

Jeanne D'Arc disse...

Caríssimo Jack,
Espero que a sua excelente reflexão, sensibilize as pessoas a irem mais ao CC...
É deveras triste quando vamos ao CC ver um filme ou um teatro e nos deparamos com 10 ou 12 pessoas em todo o auditório !
Mas pensando bem, a agenda cultural de uma localidade é o reflexo do nível cultural dos dirigentes e do Povo!
Para os que acreditam numa mudança, aconselho o seguinte slogan para sensibilizar as pessoas à cultura cá, em CM:
"Tony Carreiras ou Manoel de Oliveira ?"
Quase rima, e faz reflectir, não acha ?
Cumprimentos !

Dr. Estranho Amor disse...

Tony Carreira ou Manoel de Oliveira?

Uffff...É como escolher entre:

Escorbuto ou Sífilis?

O Preço Certo ou a Casa dos Segredos?

Lapidação ou Castração?

Será tão complicado, com os dinheiros públicos (ou seja, de todos nós) promover um tipo de cultura que não passe pela boçalidade mais recalcitrante do Sr. Carreira ou pelo elitismo mais pacóvio e provinciano do Sr. Oliveira?

PS ou PSD?

Jeanne d'Arc disse...

Dr. Estranho Amor,
A comparação entre o Tony Carreiras e o Manoel de Oliveira foi propositada, não percebeu ?
Não sei quais são os seus critérios de exigência a nível de Arte, mas fiquei “bouche bée” com este seu comentário sobre o cinesta Manoel de Oliveira.
Isso é um “sacrilégio intelectual” !!!
Não confunda as coisas, pode não apreciar o estilo, mas não pode reduzir este cineasta muitíssimo apreciado no mundo do cinema, a um simples pacóvio provinciano.
Já alguma vez viu um filme dele do princípio ao fim ?
Já dizia e bem acertadamente o grande Destouches: “A critica é abundante, a arte é difícil”!
Deixe-me dizer-lhe no entanto, que, embora não concorde com a forma do seu comentário, concordo com o fundo...

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Prefiro o João César Monteiro e a sua opinião sobre isto tudo.

Anónimo disse...

Pseudo-inteletuais , o que é estrangeiro é que é bom........