sexta-feira, 30 de março de 2012

Ficámos a ver o Comboio passar!

Esta semana também foi conhecido o parecer do Tribunal de Contas sobre o projeto do TGV. Este tribunal recusou o visto prévio ao contrato de concessão do troço Poceirão-Caia, alegando a existência de várias irregularidades.
Para já o tribunal determina que não são devidas indemnizações mas sim, e apenas, os custos incorridos no valor de aproximadamente 264 milhões de Euros. As empresas portuguesas dizem que apenas apresentarão estes custos mas parece que as empresas espanholas têm outro entendimento.
Para além destas guerras jurídicas e de números, o governo aproveitou para dar a machadada final no projeto do TGV preferindo antes a ligação, de mercadorias, entre Sines e Elvas em bitola europeia. É uma medida acertada esta, mas também defendo que o TGV, também, seria para Campo Maior uma mais-valia. Valha-nos os espanhóis que garantem, mas mais tarde que o previsto, a ligação Madrid-Badajoz. Diga-se de passagem, e aqui para nós, que é a ligação mais importante para Campo Maior.
De qualquer das formas penso que o que haverá será um adiamento e, mais à frente, alguém reabrirá o projeto evitando que fiquemos a ver o “comboio passar”…mas a alta velocidade!

Sem comentários: