quarta-feira, 28 de março de 2012

Já não se ouvem as matrulecas!

Com a procissão, de domingo passado, do Senhor dos Passos, abre-se a “season” das procissões para este ano. Estes eventos outrora com bastante assistência são, hoje em dia, pouco mais que eventos do calendário religioso. Falta de fé? Falta de interesse? Mais oferta para a tarde de Domingo?
Os motivos poderão ser de diversa ordem, mais ou menos profundos, mais ou menos espirituais...Sem dúvida mais um sinal de mudança sociológica, não só de Campo Maior, mas em geral por toda a parte. As pessoas passaram a adorar um "deus" tecnológico e científico? Talvez por isso as imagens religiosas vão “sobre rodas”… Não me parece que assim seja quando há religiões com crescimentos muito acentuados. Veja-se por exemplo os Mormons fundados por Joseph Smith.
Quanto aos veículos que transportam as imagens compreendo que não haja força humana para as carregar, compreendo os motivos para que se tenha recorrido a esta solução, são mais um exemplo de afastamento em relação à igreja católica.
Não sou particularmente religioso nem praticante mas há imagens da minha infância, na minha terra, que gosto de preservar…imagens e sons…porque na procissão do Senhor Morto também já não se ouvem as matrulecas!!!

Sem comentários: